sexta-feira, 19 de abril de 2024

Coordenadoria de Políticas Públicas para Mulheres (CPPM) apresenta programação para Mês da Mulher

A partir de 1975, a ONU oficializou o dia 8 de março como o Dia Internacional da Mulher, criado com o objetivo de relembrar as lutas sociais, políticas e econômicas das mulheres. E nada como comemorar esta data homenageando pessoas incríveis que nos dão o prazer de conviver conosco.

A programação começa com a exposição Mulheres que Inspiram, em parceria com a Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul (UEMS), onde são trazidas 31 mulheres, uma para cada dia do mês de março. Através de um pergolado localizado na praça Coronel Valêncio de Brum, os pedestres poderão conhecer um pouco mais sobre a história de cada uma delas e como marcaram o seu tempo.

“Muitas vezes achamos que as mulheres conquistaram seu espaço de uma maneira fácil, mas na verdade, elas enfrentaram muitas dificuldades enquanto abriam portas para outras mulheres. Neste trabalho aberto, acessível e gratuito, cada um poderá conhecer mais sobre algumas mulheres, que algumas vezes nem mesmo foram reconhecidas, e poderão se inspirar nelas”, disse Rhaissa Siviero, gestora da CPPM e acrescentou “Se elas podem, nós também podemos”.

A Secretaria de Desporto e Cultura (SEDESC) realiza o espetáculo Mulheres em Cena no dia 8 de março, com músicas e encenações que ressaltam o empoderamento feminino, as suas lutas e dramas, várias mulheres amambaienses subirão ao palco e mostrarão seus talentos, surpreendendo o público presente.

Além do espetáculo e da exposição, as mulheres poderão participar de um Dia de Beleza que consiste em cortes de cabelo para mulheres e crianças, maquiagem, manicure, dinâmicas, brindes, sorteios e fotos.

Serão três dias, um em cada local: no dia 11 de março, será na Aldeia Amambai; no dia 19 de março, acontece na aldeia Limão Verde e no dia 25 de março, será na vila Nossa Senhora Aparecida.

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), através do Núcleo de Atenção Básica, realiza novamente em todas as unidades de saúde uma atividade diferenciada para as mulheres. A programação ainda não foi divulgada.

Ainda durante o mês de março acontece uma homenagem a mulheres amambaienses que inspiram, mulheres que fazem parte da história do nosso município e merecem reconhecimento. As servidoras municipais da Prefeitura também serão homenageadas com uma programação feita especialmente para elas.

Outras entidades também realizam eventos sobre a data, como a Câmara Municipal de Vereadores que já está organizando uma Sessão Solene em homenagem ao Dia da Mulher, o DETRAT que estará fazendo uma encenação/intervenção que se chama Mulheres no Volante SIM no semáforo e a ACIA que realiza palestra sobre Jejum Intermitente com brindes para as mulheres presentes.

Fonte: Bruna Corrêa/DECOM

Apresentação Mulheres em Cena no Dia da Mulher de 2018 / Foto: Robson Fritzen/DECOM