sexta-feira, 29 de março de 2024

SEMAI comemora Dia do Meio Ambiente com projeto de recuperação de nascentes

Há 49 anos, entre os dias 05 a 16 de junho de 1972, a Organização das Nações Unidas (ONU), realizou a conhecida Conferência de Estocolmo com o tema “Meio Ambiente Humano”, o que gerou um fenômeno de mudança mundial na mente humana, e perpassou pelo seu modo de ser e agir, proporcionou criação de leis, que organizasse um alinhamento entre o desenvolvimento da humanidade com a conservação do meio ambiente.

Desde então, no dia 5 de junho de cada ano, a humanidade é convocada a refletir sobre hábitos, economia, política, educação, cultura, lazer, saúde, e como estes interferem e impactam o meio ambiente.

Neste ano, o tema mundial do Meio Ambiente é: “A Restauração do Ecossistema”, proposto pelo Programa das Nações Unidas Para o Meio Ambiente (PNUMA) que fixou a urgência de que “Essa é a geração que pode fazer as pazes com a natureza”.

A Prefeitura Municipal de Amambai, por meio da Secretaria do Meio Ambiente (SEMAI), tem o compromisso de promover ações de conscientização sobre a necessidade da destinação ambientalmente adequada de nossos resíduos e sobre a importância da conservação e recuperação da biodiversidade, sendo estes elementos fundamentais para o crescimento e desenvolvimento sustentável de nossa cidade.

A SEMAI tem criado parcerias com várias instituições e lideranças locais, estaduais e federais, contando ainda com o apoio do Conisul e da Itaipu Binacional, o que tem resultado em ações que alavancam impactos positivos na geração de renda, educação ambiental, restauração de nossos biomas e na melhoria da qualidade de vida da população.

Nesta semana onde é comemorada o Dia Mundial do Meio Ambiente, em consonância com esses objetivos, a SEMAI em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura, promoveu o plantio de mais de 200 mudas de árvores nativas nas nascentes dos córregos Cabeceira da Lagoa e Areião, sendo esta uma das etapas do projeto que visa recuperar toda a extensão desses cursos d’água que margeiam a área urbana de Amambai. Com esta ação, só nos dois últimos meses as mudas doadas e plantadas totalizaram 5,2 mil exemplares de espécies nativas, fruto das diversas parcerias estabelecidas.

Essas ações são essenciais para o bem-estar de nossa população, favorecendo a cultura, o desenvolvimento econômico, social, educacional e sustentável, além de buscarem garantir um ecossistema equilibrado e de qualidade para as gerações futuras.

SEMAI comemora Dia do Meio Ambiente com projeto de recuperação de nascentes

A Engenheira Ambiental, Jéssica Keitel junto aos estagiários da Secretaria Municipal de Agricultura.