quinta-feira, 28 de março de 2024

Campanha Imposto Solidário estimula dedução do imposto de renda para fim beneficente sem gerar custos adicionais

14/03/2022 14h48 – Por: Secom

Você sabia que pode doar parte do seu Imposto de Renda devido para o Fundo da Infância e Adolescência, ajudando assim instituições que trabalham com crianças e adolescentes em Amambai?

Com o projeto Imposto Solidário: Declare o bem no seu Imposto de Renda, lançado pela Prefeitura de Amambai, por intermédio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), busca incentivar e orientar o contribuinte a fazer uma doação no ato de declaração ao Leão.

Tanto pessoas físicas quanto pessoas jurídicas podem participar. As empresas podem contribuir com até 1% do Imposto de Renda devido, enquanto pessoas físicas podem reverter até 6% do valor. Ou seja, ao invés de entregar o dinheiro direto na mão do governo, você ajuda quem precisa, sem pagar nada a mais por isso.

As instituições com projetos cadastrados no Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, são: Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), o Instituto Eduardo Dutra Lescano e a Casa da Sopa Irmã Sheila.

Como doar?

Para que a doação seja descontada do imposto a pagar, você precisa optar pelo modelo completo de tributação. Localize a ficha “Doações diretamente na declaração” no menu do lado esquerdo da tela do programa de preenchimento do IR 2021. Clique em “Novo”. Escolha a aba “Criança e adolescente”. Em seguida, selecione o tipo de fundo “Municipal” e preencha o “valor” desejado para doação. Note que no lado direito da ficha há o campo “Valor disponível para doação” que considera o limite de 3% para doações ao ECA e de 3% para doações ao Conselho do Idoso. Clique em “OK” para concluir o preenchimento da ficha.

Repita o processo acima se for doar para fundos diferentes (de outras cidades ou Estados) ou para grupos diferentes (idosos ou crianças/adolescentes).