quarta-feira, 24 de abril de 2024

Em Amambai, Secretaria de Meio Ambiente desenvolve projeto em alusão ao Dia Mundial da Água

Dia Mundial da Água é celebrado em 22 de março e coloca em discussão o uso consciente deste recurso natural. Além de blitz educativas, em Amambai, será realizado também o 1º Concurso Municipal de Pinturas de Bueiros.

21/03/2022 12h11 – Por: Patrícia Dapper / Secom

A Prefeitura de Amambai por meio das secretarias de Meio Ambiente (SEMAI) e de Educação (SEMED) realiza entre os meses de março e abril o projeto “Água e Pintura: uma Divertida Mistura”, e que reúne diversas ações que promovem incentivo à Educação Ambiental por intermédio dos Projetos do Coletivo Educador, que tem como como característica promover a mudança de hábitos dos cidadãos amambaienses, podendo assim contribuir com a redução de impactos ao meio ambiente.

O objetivo do trabalho, que acontece em alusão ao Dia Mundial da Água, celebrado nesta terça-feira (22), é promover ações de educação ambiental com foco na conscientização sobre o consumo e conservação da água e, ainda, realizar o primeiro concurso de pinturas de bueiro.

O certame denominado 1º Concurso Municipal de Pinturas de Bueiros “Um rio passa por aqui” é proposto pelo Convênio Linha Ecológica da ITAIPU Binacional ao Coletivo Educador de Amambai e tem a finalidade de promover reflexões sobre a segurança hídrica e o uso consciente das galerias pluviais.

Em Amambai, de acordo com as secretarias que estão à frente do projeto, a atividade foi direcionada às escolas municipais e à Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) mediante o protagonismo em desenho dos alunos com altas habilidades da rede municipal e também da escola especial. Cada escola ficará responsável pela criação da arte que, posteriormente, será desenhada nos bueiros do município. O acompanhamento pedagógico da atividade ficou a cargo do professor Edirlei Viana Vieira com o apoio da Coordenação de Educação Especial.

De acordo com o secretário municipal de Meio Ambiente, Sérgio Périus, o objetivo da ação é transmitir, de forma artística, uma mensagem de conscientização sobre a função dos bueiros do município, que é levar a água das chuvas aos rios.

A primeira etapa do concurso ocorre em nível municipal, em seguida, em nível regional, por meio do Consórcio Intermunicipal para Desenvolvimento da Região Sul de Mato Grosso do Sul (Conisul).

Blitz ecológica no dia 22 de março

Nesta terça-feira (22), data em que é celebrado o Dia Mundial da Água, será realizada uma Blitz Ecológica no semáforo da Avenida Pedro Manvailler, com distribuição de panfletos informativos disponibilizados pela Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul (Sanesul) sobre o uso consciente da água e saneamento básico.

Confira abaixo o cronograma das atividades a serem desenvolvidas no projeto:

Foto: Secom