sexta-feira, 19 de abril de 2024

Prefeitura de Amambai e Governo do Estado realizam ato de entrega de calcário para comunidades indígenas nesta sexta

A ação terá início às 9 horas e acontece no Barracão Comunitário da Aldeia Amambai.

16/06/2022 17h20 – Por: Bruna Corrêa/Secom

A Prefeitura de Amambai, por meio da Secretaria Municipal Agricultura e Pecuária (SEAGRI) e da Secretaria Municipal de Assuntos Indígenas, em parceria com o Governo do Estado de Mato Grosso do Sul e com a Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (AGRAER) realiza nesta sexta-feira, 17 de junho, o ato de entrega do calcário as comunidades indígenas do município.

A ação terá início às 9 horas e acontece no Barracão Comunitário da Aldeia Amambai, com a presença de autoridades das três reservas e de toda a cidade, que irão prestigiar o evento. Na data, será feito o cadastro para criação da logística de distribuição aos moradores das comunidades.

Com o calcário recebido, o foco será a melhoria da produção local por meio da correção do solo para o cultivo de feijão, milho e mandioca, entre outras culturas, visto que o povo Guarani Kaiowá é tradicionalmente da agricultura familiar individual e necessitam de terras de qualidade para plantio.

As três aldeias de Amambai estão sendo atendidas, com a distribuição de 237 toneladas de Calcário para a Limão Verde, 87 para a Jaguari e 1100 toneladas para a comunidade que recebe o nome do município.

Esta é a primeira vez que as comunidades indígenas do Estado recebem calcário em grandes quantidades, mais uma ação que faz parte do Programa de Apoio às Comunidades Indígenas de MS (PROACIN).