sexta-feira, 19 de abril de 2024

Vigilância em Saúde de Amambai iniciou cadastramento de caninos e felinos para castração nesta segunda-feira

A ação visa o reforço do controle populacional, a redução de doenças conhecidas como zoonoses e a garantia do bem-estar dos animais de estimação.

11/07/2022 14h33 – Por: Bruna Corrêa/Secom

A Prefeitura de Amambai, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), informa a população que nesta segunda-feira, 11 de julho, teve início o cadastramento de caninos e felinos para castração gratuita.

A ação, em parceria com o Castramóvel, visa o reforço do controle populacional, a redução de doenças conhecidas como zoonoses e a garantia do bem-estar dos animais de estimação das famílias amambaienses.

Para o cadastro é necessário apresentar a comprovação da vacina antirrábica atualizada do animal, os documentos pessoais do proprietário e um comprovante de residência. Além disso, é critério para a participação, que os caninos tenham até 10kg e que possuam mais de quatro já meses, já os felinos precisam ter mais que seis meses de idade.

Após esse cadastro, os animais passarão por exames para casos de risco cirúrgico, sendo que nem todos poderão ser operados e os donos serão verificados pela Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), passando por uma triagem social.

Em caso de liberação, os animais que não estiverem com as vacinas em dia, serão imunizados. A prioridade é que o procedimento seja realizado para famílias que não dispõem de recursos financeiros, pois atualmente, uma castração custa cerca de R$ 500,00.

Fonte: Divulgação