sexta-feira, 19 de abril de 2024

Com a presença de autoridades, professores e familiares, PROERD forma turma de 68 alunos em Amambai

O PROERD é um programa preventivo que tem como objetivo propiciar o envolvimento da escola, da família e da Polícia Militar no âmbito de evitar o uso de drogas e da violência pelas crianças do ensino fundamental.

24/09/2022 08h52 – Por: Bruna Corrêa/Secom

A Prefeitura de Amambai, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED) e da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), em parceria com a Polícia Militar do Estado de Mato Grosso do Sul, realizou na manhã desta sexta-feira, 23 de setembro, a formatura de mais uma turma do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD).

O PROERD é um programa preventivo criado pela Polícia de Los Angeles (EUA) a partir de estudos desenvolvidos por pedagogos, psicólogos e policiais, denominado no país como D.A.R.E. (Drug Abuse Resistence Education) com o objetivo de propiciar o envolvimento da escola, da família e da Polícia Militar no âmbito de evitar o uso de drogas e da violência pelas crianças do ensino fundamental que tomou o mundo, chegando rapidamente ao Brasil.

Foi em 1997 que o programa foi implantado no Mato Grosso do Sul, mas as atividades em Amambai foram iniciadas em 2003, sob o comando do Sargento Geraldo Silva. De lá até aqui, 26 turmas já foram atendidas, com mais 3430 alunos formados, dentre eles 800 residentes nas comunidades indígenas.

A 27ª turma do PROERD é formada por 68 alunos da Escola Municipal Antônio Pinto da Silva que cursam os 5º anos A e B. Na data, os estudantes fizeram o seu juramento e receberam das mãos das autoridades os certificados de conclusão do Programa.

Adelino Aparecido de Oliveira Schibilski, Aluno Sargento PM, responsável pelo PROERD, cumprimentou as autoridades, os alunos e pais presentes, agradecendo pela confiança e afirmando que a presença de todos é indispensável porque estes são os exemplos para os alunos. “Agradeço principalmente a vocês alunos que fazem a diferença na minha vida, que me trazem a motivação, tenho a certeza que receberam os ensinamentos necessários para passar pela vida sem riscos, honrem a camiseta, a medalha e se inspirem nestes adultos que estão aqui hoje”, disse.

A diretora da unidade educacional, Eliane Pereira Artemann, agradeceu as secretarias responsáveis e a polícia militar por abraçar há tantos anos esse projeto e a Adelino por realizar esse trabalho com os estudantes. “Sabemos a importância de oferecer aos nossos estudantes o preparo no início da adolescência, tive a sorte de estar presente durante esses 19 anos de PROERD em Amambai e hoje vejo adultos que passaram por ele relatando suas experiências, só espero que esse programa continue ainda por muitas turmas, pois ele salva vidas”, afirmou.

Segundo a vereadora Lígia Borges, que no ato representou o presidente da Câmara Municipal Valter Brito, essa é a prova do quanto a união faz a diferença. “O PROERD surte um grande efeito nos nossos jovens e por isso é tão necessário, vocês estão crescendo, é por vocês que estamos construindo um futuro, é para vocês que trabalhamos. Levem esse conhecimento para dentro de casa, sigam esse caminho e tenho a certeza que irão prosperar e trilhar o caminho do bem”, disse.

Em sua fala, o tenente coronel QOPM Willian Silva do Nascimento, comandante da 3ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) de Amambai, relatou a responsabilidade de formar crianças para um futuro em que serão cidadãos que saibam tomar as decisões adequadas. De acordo com ele os pais e os familiares são os responsáveis pela formação das crianças muito mais do que o poder público e os professores, pois são a base de tudo. “Esse é nosso trabalho, quebrar esse paradigma do policial e aproximar nosso efetivo da sociedade, além da prevenção, que deve ser maior que a repreensão”, afirmou.

O prefeito de Amambai, Edinaldo Luiz de Melo Bandeira, agradeceu a presença de todos e ressaltou a importância deste programa que há quase 20 anos faz a diferença com os jovens do município. “Nós só plantamos a semente, são vocês que a fazem germinar, ela precisa ser regada todos os dias para que no futuro floresçam, para que sejam jovens bem sucedidos, livres das drogas e da violência. Me sinto honrado em fazer parte deste momento da vida de vocês e prestigiar essa data tão importante”, concluiu.

Estiveram ainda presentes prestigiando a ação a secretária municipal de Educação Zita Centenaro, a secretária municipal de Assistência Social Eronilde Melo, o vereador Odil Puques, a presidente do Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas Andressa Hermann, a promotora de justiça Nara Mendes dos Santos Fernandes e a delegada da Polícia Civil de Amambai Alana Tissia Lima dos Santos.

A 27ª turma do PROERD é formada por alunos da Escola Municipal Antônio Pinto da Silva que cursam os 5º anos A e B / Foto: Bruna Corrêa/Secom