sábado, 20 de abril de 2024

Prefeitura de Amambai realiza Campanha de Vacinação Antirrábica nas áreas urbana e rural do município

A meta é imunizar os cães e gatos que possuem acima dos três meses idade, protegendo o maior número de animais possível contra a raiva.

09/09/2022 08h24 – Por: Bruna Corrêa/Secom

A Prefeitura de Amambai, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e da Vigilância em Saúde, realiza entre os meses de setembro e outubro, a Campanha de Vacinação Antirrábica 2022 na área urbana e rural do município.

A meta é imunizar os cães e gatos que possuem acima dos três meses idade, protegendo o maior número de animais possível contra a raiva, mantendo assim o controle da doença, com vacinações gratuitas contra a doença fatal.

Na área urbana, a imunização será realizada no dia 17 de setembro, sábado, das 8h às 16h30, nos seguintes pontos: Escolas Municipais Polo João Rodrigues, Flávio Augusto Coelho Derzi, Júlio Manvailer, Maria Bataglim Machado, Antônio Pinto da Silva e Marlene Vilarinho de Albuquerque e nas estaduais Dr. Fernando Corrêa da Costa e Coronel Felipe de Brum.

Já na área rural, as vacinações serão realizadas em diferentes datas para as comunidades indígenas e aos assentamentos do município. Na Aldeia Amambai e Limão Verde, a imunização acontece no dia 22 de setembro, das 8h às 16h30.

A população da Aldeia Amambai deverá procurar a Escola Panduí ou o Posto Sertão ou o Posto 1 e na Aldeia Limão Verde, os pontos serão a Escola Municipal Tupã’I Ñandeva e a Escola Brilho do Sol.

Nos assentamentos, o horário segue o mesmo, mas as datas serão diferentes. As imunizações acontecem no Magno Malta de Oliveira no dia 6 de outubro, no Sebastião Rosa da Paz e Guanabara no dia 13 de outubro e na Querência no dia 20 de outubro.

A raiva é uma doença infecciosa viral aguda, que acomete mamíferos, inclusive o homem, cães, gatos e morcegos. É caracterizada por ser uma encefalite progressiva e aguda, sendo letal em aproximadamente 100% dos casos, causada pelo vírus do gênero Lyssavirus, da família Rabhdoviridae. Pode ser transmitida ao homem pela saliva de animais infectados, principalmente por meio da mordida, mas também pelo arranhã ou lambida.

Foto: Divulgação