29.9 C
Amambai
quarta-feira, 24 de abril de 2024

Secretaria de Educação realiza abertura da campanha Setembro Amarelo em Amambai

- Publicidade -

Programação alusiva ao mês de prevenção ao suicídio teve início com um workshop para os profissionais da imprensa sobre a divulgação de notícias relacionadas ao tema.

06/09/2022 14h14 – Por: Secom

Profissionais da imprensa, diretores de unidades escolares e representantes de entidades do município de Amambai estiveram reunidos na manhã desta terça-feira (6) para participarem de um workshop sobre a divulgação de notícias relacionadas ao suicídio.

O evento abre as ações da Secretaria Municipal de Educação (SEMED) alusivas ao mês de conscientização sobre a prevenção ao suicídio e foi pensado pelo Núcleo Psicossocial da secretaria com o intuito de orientar os profissionais e demais agentes da sociedade quanto ao tato necessário ao se tratar de um tema tão relevante.

A perita criminal do Instituto Médico Legal (IML) e coordenadora da unidade em Amambai, Thayla Caroline de Arruda Venâncio foi a responsável por ministrar a palestra e explicou, com base, em seus mais de 10 anos atuando em locais de crime sobre os casos, motivações e desfechos de suicídio e tentativas de suicídio.

Ela orientou os profissionais a não divulgarem casos de suicídio com frequência e, quando precisarem fazê-lo, terem sensibilidade ao noticiar, pensando sempre que tais publicações podem servir de estímulos para outras pessoas em situação de depressão e sofrimento extremo ou ainda de mais sofrimento para a família da vítima.

O secretário municipal de Meio Ambiente, Sérgio Perius, representou o prefeito de Amambai, Dr. Bandeira durante o evento. Em sua fala, ele salientou que a imposição que a sociedade exerce nos indivíduos favorece o sentimento de pressão constante, o que por sua vez, coincide com os casos de depressão e, em muitas vezes suicídio.

Zita Centenaro, secretária municipal de educação, falou da importância da campanha de prevenção do suicídio e de valorização da vida. Segundo ela, são temas de grande relevância para serem trabalhados com toda sensibilidade e tato que merecem dentro de sala de aula.

Além de representantes da imprensa local e diretores escolares, marcaram presença no workshop ainda, a delegada de Polícia Civil Alana Tíssia, o subtenente do Corpo de Bombeiros de Amambai, Wilson Vicente e o tenente-coronel, Carlos Alexandre Bezerra.

Veja fotos:

O evento foi pensado pelo Núcleo Psicossocial da Secretaria Municipal de Educação / Foto: Secom

Leia também

- Publicidade -
- Publicidade -