quinta-feira, 28 de março de 2024

Professores da educação indígena de Amambai receberão curso de Licenciatura gratuito

Em parceria com a Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), a Prefeitura de Amambai, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), irá ofertar gratuitamente o curso de Licenciatura Indígena de Pedagogia Intercultural para os professores que atuam nas escolas municipais das aldeias de Amambai.

A secretária de Educação, Zita Centenaro, se reuniu, no dia 6 de outubro, com professores da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul para definir detalhes do curso, bem como os critérios do processo seletivo para participar.

De acordo com a secretária de Educação, o curso, primeiramente, irá atender os professores que estão em exercício e posteriormente será aberto para toda comunidade. A seleção dos participantes será realizada durante o mês de dezembro.

Além de estar atuando na rede de ensino, serão analisados os seguintes critérios durante o processo seletivo: não ter formação específica ou ter outras licenciaturas; ter apenas o ensino médio, ou o ensino médio com o magistério e o tempo de serviço.

O curso, que terá início em março de 2023, será realizado na modalidade semi-presencial. A secretaria de Educação informa que será um curso diferenciado que proporcionará a melhoria contínua da educação indígena, que atualmente atende mais de 3 mil estudantes das aldeias de Amambai.

Participaram da reunião a Secretária de Educação, Zita Centenaro, o gerente da UEMS Amambai, Flávio Rodrigues Lhopes, as professoras Doutoras, Nedina Roseli Martins Stein, Beatriz dos Santos Landa e Maria José de Jesus Alves Cordeiro(pró-reitora), o secretário municipal de assuntos indígenas de Amambai, Zenaldo Moreira, Coordenador de Educação Indígena de Amambai, Flaviano Franco, a secretária municipal de Educação de Caarapó, Ieda Maria Marran e o procurador da Prefeitura de Amambai, advogado Caio Fachin.

Fonte: Raquel Fernandes/ Secom