quinta-feira, 18 de abril de 2024

Entre os dias 24 e 27 de outubro, a Prefeitura de Amambai, por meio da Secretaria Municipal de Educação, promoveu um passeio com os alunos do 1º ano do ensino fundamental da Escola Municipal Antônio Pinto da Silva, na Cozinha Central, em comemoração ao Dia Nacional da Alimentação nas Escolas.

Durante a visita, as crianças conheceram todos os setores da Cozinha Central, desde o setor administrativo até a preparação e produção da merenda. Os alunos tiveram a oportunidade de se divertir e aprender sobre a importância de uma boa alimentação, com explicações das nutricionistas responsáveis. Ao fim do passeio, eles prepararam o próprio lanche e ainda experimentaram um sorvete saudável, produzido com banana.

As nutricionistas do município enfatizam que uma boa alimentação é fundamental para o desenvolvimento da capacidade cognitiva dos alunos, ajudando no rendimento escolar e proporcionando outras melhorias, como aumento da qualidade do sono, da capacidade respiratória e a prevenção do aparecimento de doenças cardiovasculares e distúrbios alimentares.

A formação de hábitos alimentares adequados e saudáveis, nos primeiros anos de vida, é fundamental para que os alunos mantenham uma alimentação equilibrada e nutritiva ao longo da vida. Assim, a escola representa um espaço primordial para isso, por meio do fornecimento de uma refeição balanceada e da realização de ações de Educação Alimentar e Nutricional.

Em Amambai, os Centros de Educação Infantil – CEI que funcionam em período integral, as crianças fazem até cinco refeições diariamente, sendo três no período da manhã e duas durante a tarde. Uma alimentação balanceada, com frutas, verduras, hortaliças, arroz, feijão e proteína. Cerca de 30% dos alimentos vêm da agricultura familiar. Atualmente estão matriculados 7116 alunos, desses, 990 são da educação infantil e 5915 do ensino fundamental e 211 do EJA online.

Diariamente, são servidas 11527 refeições para os estudantes da educação infantil, ensino fundamental no Município de Amambai. Nos primeiros seis meses do presente ano foi investido o valor de 1.688.939,45 desses, 236.352,21 são recursos do Governo Federal através do PNAE Programa Nacional de Alimentação Escolar, o restante, cerca de 87%, foi complementado pela Prefeitura de Amambai, tudo para assegurar que os alunos tenham uma alimentação de qualidade e nutritiva.

Fonte: Raquel Fernandes/Secom

Fotos: Patrícia Dapper/Secom

Em comemoração ao Dia Nacional da Alimentação nas Escolas, crianças conhecem a Cozinha Central do município Em comemoração ao Dia Nacional da Alimentação nas Escolas, crianças conhecem a Cozinha Central do município Em comemoração ao Dia Nacional da Alimentação nas Escolas, crianças conhecem a Cozinha Central do município Em comemoração ao Dia Nacional da Alimentação nas Escolas, crianças conhecem a Cozinha Central do município Em comemoração ao Dia Nacional da Alimentação nas Escolas, crianças conhecem a Cozinha Central do município Em comemoração ao Dia Nacional da Alimentação nas Escolas, crianças conhecem a Cozinha Central do município Em comemoração ao Dia Nacional da Alimentação nas Escolas, crianças conhecem a Cozinha Central do município Em comemoração ao Dia Nacional da Alimentação nas Escolas, crianças conhecem a Cozinha Central do município Em comemoração ao Dia Nacional da Alimentação nas Escolas, crianças conhecem a Cozinha Central do município Em comemoração ao Dia Nacional da Alimentação nas Escolas, crianças conhecem a Cozinha Central do município Em comemoração ao Dia Nacional da Alimentação nas Escolas, crianças conhecem a Cozinha Central do município