terça-feira, 23 de abril de 2024

Estudantes da rede municipal de ensino realizam a Feirinha JEPP nos dias 1º e 2 de dezembro

Entre os dias 1 e 2 de dezembro, o Programa Cidade Empreendedora realizará a Feirinha JEPP (Jovens Empreendedores primeiros passos), em nove escolas municipais de Amambai.

Durante o evento, que marca a conclusão das atividades do ano, alunos dos 4 º, 5º, 8º e 9º anos do Ensino Fundamental, apresentarão à comunidade escolar os produtos que desenvolveram em sala de aula, a partir da metodologia JEPP.

A iniciativa foi promovida por meio do programa Cidade Empreendedora, executado pelo Sebrae/MS, em parceria com a Prefeitura de Amambai, por meio da Secretaria de Educação.

Com a proposta de possibilitar que as crianças aprendessem sobre inovação e empreendedorismo, o projeto capacitou os professores para que as temáticas fossem trabalhadas com os alunos em sala de aula. Nas nove escolas municipais atendidas, participaram 924 alunos e 12 professores.

Por meio da metodologia, o tema empreendedorismo foi trabalhado com os estudantes de acordo com a faixa etária e o ano cursado.

As turmas do 4º ano tiveram como tema proposto, para a ideia de negócios, “locadora de brinquedos”. Na confecção dos produtos, os estudantes utilizaram materiais recicláveis, tendo a criatividade e o conhecimento sustentável estimulados no processo produtivo.

Nas comunidades indígenas foram trabalhados os temas “Empreendedorismo Social” e “Novas Ideias, Grandes Negócios”. As turmas coordenadas pela professora Issías, da Escola Municipal Mbo’erenda Ypyendy utilizarão, para a Feirinha, frutos nativos do cerrado, como o ariticum, na confecção de geladinhos e sorvetes.

Entre as escolas que participaram do projeto estão a Escola Municipal Antonio Pinto da Silva, Escola Municipal Professora Maria Bataglin Machado, Escola Municipal Mbo’erenda Ypyendy, Escola Municipal Marlene Vilarinho de Albuquerque, Escola Municipal Mbo’eroy Guarani Kaiowá, Escola Municipal Polo Indígena Mbo’erenda Tupã’i Nandeva, Escola Municipal Flávio Augusto Coelho Derzi, Escola Municipal Julio Manvailer e Escola Municipal Polo João Rodrigues.

Fonte: Secom