quinta-feira, 25 de abril de 2024

Modalidade à distância da EJA de Amambai é pioneira na região e registra mais de 80% de aproveitamento

Fruto de um grande trabalho em equipe realmente comprometido com a educação, a modalidade à distância da Educação de Jovens e Adultos- EJA/EAD, iniciada neste ano, registra de 80 a 90% de aproveitamento dos alunos matriculados.

Amambai é pioneira no Estado na oferta do ensino EAD de forma pública. De acordo com a secretária de Educação, Zita Centenaro, a modalidade continuará a ser ofertada no próximo ano letivo e em breve deverá ser divulgado o calendário de matrículas para novos alunos. “Sabemos que a Educação à distância tem sido a melhor forma de atender o estudante trabalhador. Facilita a maneira para ele continuar seus estudos, pois o aluno estuda em casa nos horários mais oportunos para ele. A EJA/EAD é um grande avanço da Educação de Amambai.”

De acordo com uma das tutoras da modalidade de ensino, professora Elizangela Rodrigues, atualmente a EJA/EAD conta com 143 alunos matriculados divididos entre todas as etapas. No dia 04 de dezembro, os estudantes realizam a avaliação final do semestre.

O sucesso que tem sido registrado na EJA/EAD é fruto de uma gestão comprometida com a educação aliada com uma equipe técnica e pedagógica atenta às necessidades educacionais. “EJA EAD é um projeto Inovador, ousado que já é vitorioso devido à proatividade da nossa equipe da educação do município de Amambai.”, enfatizou o Prefeito de Amambai, Dr. Edinaldo Luiz de Melo Bandeira.

Fazem parte da equipe vitoriosa os profissionais técnicos da informática, que gravam e editam as aulas, utilizando os mais variados recursos audiovisuais que tornam os vídeos atrativos para o aprendizado; os professores tutores que tiram dúvidas pelo whatsapp e ainda estão disponíveis para atendimento presencial agendado nas escolas; os professores e toda a equipe de coordenadores e gestores da Secretaria Municipal de Educação.

“Os conteúdos são os mesmos do ensino presencial, porém são adequados e contemplados dentro das vídeo-aulas e dos materiais complementares que vão dentro da plataforma”, destaca o professor Carlos Heitor, que também é um dos responsáveis pela gravação e edição das produções.

Uma das premissas da EJA é levar o conteúdo o mais próximo da realidade de cada aluno para que o aprendizado seja satisfatório. “Os professores, com conhecimento da realidade dos seus alunos, dão exemplos e atividades que se encaixam na rotina dos alunos. Isso motiva os alunos a verem na prática os conhecimentos adquiridos”, comenta um dos coordenadores da EJA/EAD, Richard Coradini, acrescentando que os professores se reinventaram com criatividade e dedicação para a produção das aulas. “Temos uma equipe espetacular que oferece aulas diversificadas e animadas, tudo para atrair a atenção do estudante e não deixar que o conteúdo seja maçante.”

O funcionário público Rubens Medina, que é aluno da EJA/EAD, conta que está muito satisfeito com a modalidade à distância, pois pode fazer seus próprios horários de estudos, de acordo com a disponibilidade do seu tempo. “Eu acho as aulas muito boas! Fiquei muito feliz com as vídeo-aulas, os professores explicam bem e os recursos utilizados para nos fazer compreender o conteúdo é de excelência.” Comenta Rubens.

O funcionário público Rubens Medina é aluno da EJA/EAD em Amambai.

Fonte: Raquel Fernandes/ Secom