quinta-feira, 28 de março de 2024

Dezembro Vermelho: Amambai possui testagem rápida para Aids/HIV em todas as unidades de saúde

Neste mês inicia-se, em todo o Brasil, a Campanha de Combate à Aids/HIV, conhecida como Dezembro Vermelho. A Prefeitura de Amambai, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, informa a toda a população, que é possível fazer o teste para Aids/HIV gratuitamente nas unidades de saúde, durante todo o ano.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, para fazer o teste, é só a pessoa se dirigir a unidade de saúde a qual pertence, com documento pessoal e cartão SUS. Em Amambai, além dos testes rápidos, os profissionais da saúde desenvolvem diversas ações durante o ano todo, como conscientização e o acompanhamento de pacientes portadores da doença.

Neste dia 1º de dezembro é celebrado o Dia Mundial de Combate e Conscientização sobre a doença e também marca o início da Campanha Dezembro Vermelho, chamando a atenção para a prevenção da AIDS/HIV e também de outras infecções sexualmente transmissíveis.

Prevenção da Aids/HIV e das IST

O uso do preservativo (masculino ou feminino) em todas as relações sexuais é o método mais eficaz para evitar a transmissão das IST, do HIV/Aids e das hepatites virais B e C.

A prevenção combinada abrange o uso do preservativo masculino ou feminino, ações de prevenção, diagnóstico e tratamento das IST, testagem para HIV, sífilis e hepatites virais B e C, profilaxia pós-exposição ao HIV, imunização para HPV e hepatite B, prevenção da transmissão vertical de HIV, sífilis e hepatite B, tratamento antirretroviral para todas as pessoas vivendo com HIV, redução de danos, entre outros.

Aids

Aids é a doença causada pela infecção do Vírus da Imunodeficiência Humana (da sigla em inglês HIV). Esse vírus, do tipo retrovírus, ataca o sistema imunológico, que é o responsável por defender o organismo de doenças. Os pacientes soropositivos, que têm ou não Aids, podem transmitir o vírus a outras pessoas pelas relações sexuais desprotegidas, pelo compartilhamento de seringas contaminadas ou de mãe para filho durante a gravidez e a amamentação, quando não tomam as devidas medidas de prevenção. Por isso, é sempre importante fazer o teste e se proteger em todas as situações.

Tratamento

Todas as pessoas diagnosticadas com HIV têm direito a iniciar o tratamento com os medicamentos antirretrovirais, imediatamente e, assim, poupar o seu sistema imunológico. Esses medicamentos (coquetel) impedem que o vírus se replique dentro das células T CD4+ e evitam, assim, que a imunidade caia e que a Aids apareça.

Fonte: Raquel Fernandes/Secom com informações do Ministério da Saúde