terça-feira, 23 de abril de 2024

Estudantes da rede municipal expõem produtos criativos durante Feirinha JEPP em Amambai

Nesta quinta e sexta-feira, dia 1 e 2, o Programa Cidade Empreendedora realizou a Feirinha JEPP (Jovens Empreendedores primeiros passos), em sete escolas municipais de Amambai. No total, cerca de 1.231 estudantes participaram.

Durante o evento, que marcou a conclusão das atividades do ano, alunos dos 4 º, 5º, 8º e 9º anos do Ensino Fundamental, apresentaram à comunidade escolar os produtos que desenvolveram em sala de aula, a partir da metodologia JEPP.

A iniciativa é promovida por meio do programa Cidade Empreendedora, executado pelo Sebrae/MS, em parceria com a Prefeitura de Amambai, por meio da Secretaria de Educação.

Com a proposta de possibilitar que as crianças aprendessem sobre inovação e empreendedorismo, o projeto capacitou os professores para que as temáticas, como educação financeira, sustentabilidade, consciência ambiental, entre outras, fossem trabalhadas com os alunos em sala de aula.

A secretária de Educação de Amambai, Zita Centenaro, destaca que a Feirinha Jeep, além de proporcionar novos aprendizados para às crianças, une toda a comunidade escolar. “O Jovens Empreendedores Primeiros Passos é um projeto muito interessante, pois envolve toda a comunidade escolar e os alunos. Além disso, é uma forma de despertar o empreendedorismo nas crianças e é uma iniciativa que se estende a família”, comentou.

As turmas do 4º ano tiveram como tema proposto, para a ideia de negócios, “locadora de brinquedos”. Na confecção dos produtos, os estudantes utilizaram materiais recicláveis, tendo a criatividade e o conhecimento sustentável estimulados no processo produtivo.

Nas comunidades indígenas foram trabalhados os temas “Empreendedorismo Social” e “Novas Ideias, Grandes Negócios”. As turmas coordenadas pela professora Issías, da Escola Municipal Mbo’erenda Ypyendy utilizarão, para a Feirinha, frutos nativos do cerrado, como o ariticum, na confecção de geladinhos e sorvetes.

Entre as escolas que participaram do projeto estão Antonio Pinto da Silva, Professora Maria Bataglin Machado, Mbo’erenda Ypyendy, Marlene Vilarinho de Albuquerque, Mbo’eroy Guarani Kaiowá, Polo João Rodrigues, Mbo’erenda Tupã’i Nandeva, Mitã Rory, Flavio Augusto Coelho Derzi e Julio Manvailer.

Fonte: Secom