32.3 C
Amambai
quinta-feira, 28 de março de 2024

Prefeitura de Amambai e Sebrae/MS apresentam resultados do programa Cidade Empreendedora

- Publicidade -

Nesta terça-feira, dia 6, a Prefeitura de Amambai em parceria com o Sebrae/MS realizou o encerramento do Programa Cidade Empreendedora, que fomentou a criação e fortalecimento de empresas no município. A solenidade de encerramento foi realizada no auditório da SEMED, às 19 horas.

Durante o evento, foram apresentados os resultados do trabalho desenvolvido em Amambai ao longo dos últimos 20 meses. Apoio ao comércio local e a agricultura familiar, desburocratização e melhoria dos processos municipais e incentivo à participação dos pequenos negócios nas compras públicas, além da promoção de uma cultura empreendedora nas escolas. Essas foram algumas das vertentes trabalhadas pelo programa Cidade Empreendedora em Amambai.

O Prefeito de Amambai, Dr. Edinaldo Luiz de Melo Bandeira, destacou que o programa possibilitou o crescimento econômico do município, por meio de ações articuladas entre o poder público, empresários, produtores rurais e a população em geral. “O programa superou todas as minhas expectativas enquanto prefeito e os resultados hoje são visíveis, não só dentro da gestão pública, mas, principalmente, para os empresários da nossa cidade. A qualificação fornecida pelo Cidade Empreendedora tanto para os servidores municipais quanto para o comércio local, fez toda a diferença. Eu recomendo o programa e assino embaixo porque é um investimento muito importante que nos trouxe um novo norte e nos fez caminhar rumo ao desenvolvimento”, destacou o líder do executivo.

O vice-prefeito de Amambai, Rodrigo Selhorst, também enfatizou que a capacitação da gestão pública e a atuação do programa para atender os empreendedores, tiveram um importante papel para alavancar a economia. “O Cidade Empreendedora deu acesso à administração municipal à diversas consultorias. Técnicos estiveram aqui em cada setor da prefeitura, nos ajudando na melhoria dos processos. Também foi feito um trabalho junto à iniciativa privada, Associação Comercial, Mercado do Produtor, o que criou todo um ambiente de desenvolvimento econômico justamente quando a gente mais precisava, pois tínhamos acabado de passar pela pandemia e havia a necessidade impulsionar a retomada econômica. Então, o programa trouxe o estímulo necessário para que gente tivesse o desenvolvimento”.

De acordo com o diretor-superintendente do Sebrae/MS, Claudio Mendonça, o comprometimento do poder público e da sociedade civil organizada foi fundamental para repercussão positiva do programa. “O programa Cidade Empreendedora inclui diversas ferramentas que possibilitam a melhoria do município em muitos aspectos, mas o envolvimento da gestão municipal, dos empreendedores e lideranças, como Associação Comercial e Sindicato Rural, é fundamental para a conquista de bons resultados. Foram várias ações que permitiram fortalecer não só o empreendedor, mas também a Prefeitura Municipal, promovendo a geração de emprego e renda e o crescimento de Amambai”, destacou Mendonça.

Amambai aderiu ao programa Cidade Empreendedora em abril de 2021 e foi acompanhado pelo Sebrae até dezembro deste ano. Nesse período, 40 ações foram realizadas em eixos estratégicos com base na necessidade do município. O principal deles, norteador do trabalho, foi “Cidade de Negócios” voltado para transformar a economia através do empreendedorismo. Algumas das iniciativas foram estruturadas a partir da construção de um Plano de Desenvolvimento Econômico, elaborado em conjunto com as lideranças locais.

Um dos empreendedores atendidos foi Claudio Cavanha Recalde, proprietário do restaurante Churrasco na Brasa. “Com esses cursos a gente aprendeu a se planejar melhor, tratar melhor o cliente, pensar mais na qualidade do produto e agregar valor. A falta de conhecimento deixa escapar grandes oportunidade e só agora, graças ao Cidade Empreendedora, que eu estou conseguindo ampliar meu negócio”, ressaltou.

Confira o relatório produzido e a apresentação de resultados desenvolvidos pelo Sebrae/MS:

Fortalecimento do empreendedorismo

O Sebrae atuou no município de Amambai melhorando o ambiente de negócios para quem quer empreender e dando suporte tanto para o pequeno empresário quanto para os produtores da agricultura familiar. Neste sentido, foram realizados cerca de 5 mil atendimentos, com a proposta de dar apoio aos empreendedores e interessados em ter o próprio negócio. Deste número, foram alcançadas mais de mil empresas distintas localizadas na cidade.

Em conjunto com as orientações, o Sebrae promoveu capacitações para levar conhecimento aos empreendedores locais e possibilitar o crescimento das empresas. O destaque foi a realização do Dia da Oportunidade, um grande evento gratuito ocorrido em abril deste ano, que ofereceu palestras e oficinas, além de Sessão de Negócios entre os empresários locais e a promoção de uma feira onde os microempreendedores individuais (MEI) e produtores puderam expor os produtos para a população.

Outra ação de grande relevância foi possibilitada pela parceria com o Sistema Fiems, quando o Sebrae/MS levou para o município unidades móveis de capacitação. Por meio de carretas equipadas com maquinários de ponta, foram oferecidos cursos gratuitos nas áreas de automotiva, construção civil, redução de desperdício, transformação digital, marcenaria, panificação e costura.

Paralelamente a esse trabalho, a Sala do Empreendedor do município também recebeu suporte e melhorou à qualidade do serviço oferecido ao empresário, o que garantiu ao espaço o selo Prata de Referência em Atendimento, concedido pelo Sebrae em 2022 como reconhecimento da qualidade e desempenho ao atender o público.

O resultado do suporte oferecido ao comércio local pode ser observado pelos dados emitidos pela Receita Federal. O número de fechamento de empresas durante a execução do programa, de abril de 2021 a junho de 2022, por exemplo, reduziu 44% se comparado com o mesmo período anterior ao Cidade Empreendedora. Além disso, também houve um aumento de 12% no número de empresas ativas no município e o aumento de 32% na formalização de microempreendedores individuais.

Desburocratização e Compras Públicas

Mais do que dar apoio ao comércio local, o Cidade Empreendedora também atuou capacitando os servidores públicos para que pudessem desenvolver o espírito de liderança e a melhoria de processos, o que possibilitou a desburocratização de serviços prestados pela administração municipal. Neste âmbito, foi elaborado um planejamento com adoção de estratégias para a melhoria do ambiente de negócios do município, o que resultou na redução do tempo médio de abertura de empresas em, aproximadamente, 20%, segundo informações do site da RedeSim do Governo Federal.

O município também recebeu suporte e tornou o processo de Compras Públicas mais célere e eficiente, além de adotar estratégias para possibilitar que os pequenos negócios locais sejam priorizados nos editais de licitação – tratamento diferenciado previsto na Lei Complementar nº 123/2006. Com esse trabalho, a Prefeitura Municipal investiu, em 2021 e 2022, no total, R$ 17,1 milhões em empresas locais licitadas para o fornecimento de produtos e prestação de serviços.

Mais uma melhoria foi a adoção de novas ferramentas para facilitar o acesso das empresas locais aos editais de licitação, como o Portal Empreende Amambai. A plataforma digital também possibilita que os empresários cadastrados acompanhem o cronograma de compras do órgão público e se programem para participar dos pregões.

Já na parte de agricultura familiar, 21 produtores do município receberam consultoria especializada para que melhorassem a qualidade da produção, além de aprenderem a planejar o plantio de acordo com o que o mercado precisa e conseguirem se organizar para vender para o poder público via Programa Alimenta Brasil (PAB) e Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

Nesse contexto de incentivar o município a adquirir produtos de pequenos empreendedores, foi realizado o 1º Desafio Estadual das Merendeiras. Amambai aderiu à competição e 38 profissionais participaram da etapa municipal. Além de promover a capacitação e valorizar o trabalho desenvolvido pelas merendeiras nas escolas, a iniciativa exigiu a criação de receitas compostas por alimentos oriundos da agricultura familiar, como uma forma de estimular a prefeitura a adquirir mais itens dos produtores locais.

Empreendedorismo na escola

Por meio do programa Cidade Empreendedora, estudantes de dez escolas tiveram oportunidade de aprender sobre empreendedorismo em sala de aula. O Sebrae/MS formou os professores para a aplicação da metodologia Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP) e, ao todo, cerca de 2 mil alunos do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental foram contemplados. No total, 197 docentes foram capacitados com soluções em empreendedorismo no município.

Outra ação foi o projeto Recicla Verdinho, implementado Escola Municipal Professora Maria Bataglin Machado. Com o intuito de promover a consciência ambiental, educação financeira e empreendedora, o projeto atende 189 estudantes do 4º e 5º ano que podem trocar materiais recicláveis por “verdinhos” e, com a moeda social, adquirir hortaliças, legumes, leite e ovos, na feira da cidade. O material reciclável arrecadado é doado para a cooperativa dos catadores de materiais recicláveis – Coopercicla e o valor dos produtos fornecidos para as crianças é repassado para 20 produtores da agricultura familiar cadastrados pela cooperativa Sicredi.

Mais informações sobre o programa podem ser obtidas pelo número 0800 570 0800 ou pelo site cidadeempreendedora.ms.sebrae.com.br.

Fonte: Secom e Sebrae/MS

Fotos: Kadyma Freitas/Secom

Leia também

- Publicidade -
- Publicidade -