quinta-feira, 28 de março de 2024

Em uma explosão de desenvolvimento, Amambai gerou 4.316 vagas de emprego em 2022

Dessas vagas, quase 95% foram preenchidas por profissionais encaminhados pela Casa do Trabalhador.

Amambai vive um momento ímpar em sua história, com a expansão e o desenvolvimento que saltam aos olhos e que tornam o município uma referência na geração de emprego e renda. É isso que mostra o relatório anual feito pela Fundação do Trabalho (FUNTRAB) por intermédio da Casa do Trabalhador, órgão da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SEDES).

De acordo com o documento, no ano de 2022, 4.316 vagas de emprego foram geradas nos diversos setores que laboram no município. Dessa totalidade, pelo menos 4.087 foram preenchidas por profissionais encaminhados pela Casa do Trabalhador, órgão que tem se mostrado fundamental para o fomento da empregabilidade em Amambai.

Um amambaiense que teve o apoio da Casa do Trabalhador para alcançar a sua tão almejada recolocação no mercado de trabalho foi o Jeferson Alves, que após quase dois anos sem emprego e passando por dificuldades, foi encaminhado pelo órgão até a sua vaga, em um atacarejo do município. “Eu só tenho a agradecer porque estava passando por uma situação muito complicada e com a ajuda da Casa do Trabalhador, eu pude voltar a trabalhar e a sustentar a minha família.

O secretário responsável pela SEDES, Roberto Racchtiune, garante que essa expansão é resultado de um trabalho forte realizado pelo poder público em parceria com o setor privado e entidades. “Nós temos muitos projetos na secretaria. São diversos cursos e capacitações realizados ao longo do ano e que contribuem para essa expansão”, disse Roberto.

Além do encaminhamento para as vagas de emprego disponíveis, a Casa do Trabalhador também assessora o profissional para receber o Seguro Desemprego, tarefa antes feita somente em Ponta Porã. Em 2022, foram 617 atendimentos.

A Casa do Trabalhador fica localizada na rua Marechal Deodoro, 711.

Fonte: Patrícia Dapper/Secom