sexta-feira, 29 de março de 2024

Saúde de Amambai realiza oficina para capacitação dos agentes na identificação de casos suspeitos de Dengue e Chikungunya

A Prefeitura de Amambai, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e em parceria com o Polo de Saúde Indígena Municipal, realizou nesta quinta-feira, 16 de fevereiro, na Câmara Municipal de Vereadores, uma oficina para capacitação de agentes com objetivo de prepara-los para identificar casos suspeitos de Dengue e Chikungunya.

A ação teve como público-alvo Agentes Comunitários de Saúde, Agentes de Combates às Endemias, Agentes Indígenas de Saúde e Agentes Indígenas de Saneamento, profissionais que diariamente estão em contato com a população.

Programação aconteceu na Câmara Municipal de Vereadores / Foto: Raquel Fernandes/SECOM

Na pauta estiveram três eixos de aprendizado, primeiramente o manejo clínico das doenças causadas transmitidas pelo Aedes Aegypti, o fluxo de notificação e investigação de casos e o manejo ambiental. A proposta é que, após essa oficina possam desenvolver ações de prevenção mais efetivas em todo o território.

Segundo a Secretária responsável pela pasta, Dirlene Zanetti, o momento requer um esforço maior da saúde pública e da sociedade em geral no enfrentamento aos crescentes casos de Dengue no país e a epidemia de Chikungunya no país vizinho. “Contamos com cerca de 12 municípios de fronteira seca com o Paraguai e Amambai tem posição relevante devido a proximidade com essas cidades, é preciso que estejamos atentos”, concluiu.

Fonte: Bruna Corrêa/SECOM

Fotos: Raquel Fernandes/SECOM