terça-feira, 16 de abril de 2024

1ª Copa Jamir Signori está com inscrições abertas em Amambai

A Prefeitura de Amambai, por meio da Sedesc (Secretaria de Desporto e Cultura), promove o primeiro campeonato de futebol suíço master Jamir Signori, em homenagem ao empresário falecido no dia 12 de novembro de 2022, que marcou a história do município, deixando legado também na área do esporte. O campeonato é destinado para jogadores acima de 40 anos e as inscrições começam nesta quinta-feira, dia 02, na Sedesc.

Jamir Signori era conhecido por sua paixão pelo futebol desde a infância e dedicou grande parte de sua vida ao esporte. Ele foi técnico da Seleção de Amambai e conquistou o vice-campeonato da Copa Morena em 1984. Além disso, também foi técnico da Associação Atlética Milionários na década de 90.

Em conversa com amigos e familiares de Jamir, é possível conhecer um pouco de sua trajetória no esporte. Conforme conta seu filho, Jamenson Signori, Jamir sempre foi torcedor Colorado(Sport Clube Internacional) e acompanhou os jogos do time até seus últimos dias de vida, inclusive assistindo a jogos repetidos.

“Durante a juventude quando estudou no Colégio Marista em Erechim-RS e desenvolveu suas habilidades como jogador sempre na retranca, era um baita zagueiro (no futebol de campo) e um fixo (no futsal), possuía uma bazuca no pé direito. Certa vez quando adolescente foi dar uma imprensada com um outro jogador mais velho e mais forte e quebrou ambos os ossos da canela (Tíbia e Fíbula) deixando-o com cicatrizes no calcanhar pelas talas utilizadas para recuperação da fratura. Porém não teve medo, e logo que se recuperou voltou a jogar. Quando adolescente jogou pelo time “Cometa Morcego” cuja camiseta feita a mão guardou por toda uma vida. Encontrada pelos filhos, após o falecimento, foi transformada em um quadro para manter a memória viva.”, conta Jamenson.

Jogou com as lendas do futebol Amambaiense, dentre eles: Dr. Pistorello, Dr. Macedônio, Parada, Paulinho Brescovit, Nelson Antonio da Cruz (Galego), Rui Cordeiro, Enedir e do futebol nacional jogou ao lado de ídolo do Internacional Paulo César Campergiani.

<strong>1ª Copa Jamir Signori está com inscrições abertas em Amambai</strong>

Seu amigo Paulo Brescovit relembra também que ele sempre foi um incentivador dos jogadores e os tratava como filhos. Jamir chegou a levar Paulo para fazer um teste no Time Internacional de Porto Alegre e incentivou a participação de outros jogadores em competições.

Jamir também era exigente com seus atletas, mas todos o respeitavam e gostavam muito dele. Certa vez, um de seus jogadores se machucou e ele não mediu esforços ao organizar uma arrecadação para pagar o tratamento do jogador. “Ele pensou em cada detalhe, correu atrás como se fosse um pai mesmo”, lembra Paulo.

Jamir Signori nasceu em Erechim, Rio Grande do Sul, em 8 de maio de 1946, e mudou-se para Amambai em 1974 para trabalhar como contador no escritório de uma madeireira de um tio. Com a chegada da família do Rio Grande do Sul, eles compraram uma padaria e iniciaram as atividades no comércio com a extinta “Ki-Pão”. Posteriormente, abriram um açougue chamado “Casa de Carnes e Friabreria Ki-Carne”, que se tornou hoje o Grupo Signori com o Supermercado Master Ki-Carne e o SIG Atacarejo.

Jamir Signori deixou a esposa Ivone Detoni Signori, três filhos – Jeferson, Jackson e Jamenson – e seis netos – Julia, Manuela, Vito, Marcela, José Ricardo e Fernanda.

O secretário municipal de Desporto e Cultura, Ronaldo Mayr, espera que este campeonato homenagem possa continuar a inspirar os jogadores locais e celebrar a vida e a contribuição de Jamir Signori para o esporte e à comunidade. Mais informações sobre inscrições podem ser obtidas pelo telefone: 3481-3265.

<strong>1ª Copa Jamir Signori está com inscrições abertas em Amambai</strong>

Fonte: Raquel Fernandes/Secom