sexta-feira, 19 de abril de 2024

Dia Mundial Sem Tabaco: Prefeitura de Amambai realiza ações de conscientização para população

Comemorado em 31 de maio, o Dia Mundial Sem Tabaco traz um alerta importante quanto ao uso do tabagismo. Anualmente, diversas doenças estão relacionadas ao hábito, incluindo vários tipos de câncer, como é o caso do de pulmão, fígado, estômago, pâncreas, rins, ureter, colón e reto, bexiga, ovários, colo do útero, cavidade nasal e seios paranasais, cavidade oral, faringe, laringe, esôfago e leucemia mieloide aguda, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA).

De acordo com uma pesquisa desenvolvida pelo Instituto, o cigarro eletrônico aumenta mais de três vezes o risco de experimentação do cigarro convencional e mais de quatro vezes o risco de uso do cigarro. Além disso, o levantamento reforça ainda que o cigarro eletrônico eleva as chances de iniciar o uso do cigarro tradicional para aqueles que nunca fumaram.

A Prefeitura de Amambai, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), está realizando nesta semana tão importante diversas ações de conscientização sobre o tabagismo com ênfase principalmente no cigarro eletrônico e narguilé.

Segundo Luciana Aparecida Ramos de Alcantre, coordenadora de Atenção Primária em Saúde, várias ações contra tabagismo estão sendo realizadas no município, ações essas executadas pelos dentistas e enfermeiras em unidades educacionais do município e salas de espera das unidades de saúde. “Estamos levando a informação para diversos públicos a fim de que procurem a Secretaria de Saúde para se livrar do vício ou para que não adentrem este caminho”, afirmou.

De acordo com a coordenadora, as unidades oferecem um trabalho específico contra o tabagismo, especialmente para fumantes que desejam parar de fumar. “Para isso, é necessário que procurem o seu Posto de Saúde para participar dos grupos existentes, inclusive disponível no período noturno”, concluiu.

Parar de fumar é a forma mais eficaz de prevenir o câncer de pulmão e diversos outros tumores, além de doenças cardíacas, doença pulmonar obstrutiva crônica, pneumonia, AVC (acidente vascular cerebral) e complicações severas decorrentes da contaminação pela Covid-19.

Fonte: Bruna Corrêa/SECOM