Considerando o aumento recente dos casos de Dengue e Chikungunya no município, a Prefeitura de Amambai, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, solicitou aos órgãos públicos o recolhimento dos veículos apreendidos.
A ação se deu após vistoria do Controle de Vetores que localizou focos do mosquito Aedes Aegypti em resposta à denúncias recebidas de que havia o acúmulo de água das chuvas nos automóveis.
Além disso, as equipes da vigilância já estão atuando com bloqueio mecânico em diversos locais, tendo entre os pontos estratégicos: mecânicas, metalúrgicas, borracharias, ferros velhos, cemitérios, autopeças e funilarias.
É importante ressaltar que, o bloqueio mecânico é realizado com um produto diferente do utilizado na nebulização espacial, mais conhecido com Fumacê, já que no momento há um desabastecimento nacional do produto e os estoques estão zerados.
Segundo a secretária responsável pela pasta, Dirlene Zanetti, o município e o estado são proibidos de realizar a aquisição de qualquer inseticida, sendo liberados apenas ao Ministério da Saúde que realizarão a análise para garantir sua eficácia na eliminação vetorial e que não provoque danos ao meio ambiente.
“Fomos informados de que a aquisição do fumacê está em fase final e logo estará à disposição do município, enquanto isso estamos tomando as medidas cabíveis para proteger nossa população, pedindo sempre a colaboração de todos nessa luta”, afirmou.
Fonte: Bruna Corrêa/SECOM
Fotos: Raquel Fernandes/SECOM