Projeto Alfaletrando oferece formação continuada para quase 400 professores alfabetizadores em Amambai

Educação - Segunda-feira, 21 de Fevereiro de 2022


Projeto Alfaletrando oferece formação continuada para quase 400 professores alfabetizadores em Amambai

Desenvolvido pela Prefeitura de Amambai por meio da Secretaria de Educação, o Alfaletrando leva qualificação a profissionais das redes municipal, estadual e privada de ensino do município.

21/02/2022 14h13 - Por: Secom

Quase 400 professores alfabetizadores estão participando da formação continuada oferecida pela Prefeitura de Amambai por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), o Alfaletrando.

O Alfaletrando é uma formação voltada para os professores de anos iniciais que estejam na ativa ou pretendam, em breve, ministrar aulas para turmas de 1º e 2º ano do Ensino Fundamental. Professores das redes estadual e privada de ensino do município de Amambai também participam do projeto.

De acordo com a coordenadora do Alfaletrando, a professora e mestre em educação Liziana Teixeira, a formação é embasada em materiais de autores que pesquisam alfabetização, letramento, alfabetização discursiva, sistema de escrita alfabética e consciência fonológica e convida o profissional a repensar métodos e abordagens utilizados dentro de sala de aula com enfoque na alfabetização. Os encontros acontecem mensalmente e são organizados por unidades estruturadas em seções que procuram articular teoria e prática.

Segundo a secretária municipal de educação, Zita Centenaro, o Alfaletrando busca elevar a qualidade da alfabetização das crianças matriculadas nos anos iniciais e assim, melhorar os índices educacionais do município. "Nossa meta é promover uma alfabetização de qualidade para os nossos alunos porque os reflexos disso serão sentidos por toda a vida dos nossos estudantes e é o que vai garantir o sucesso na formação de cada um deles", finalizou Zita.


Secretária Municipal de Educação Zita Centenaro acompanhada da coordenadora do projeto Alfaletrando Liziane Teixeira e de professores que participam da formação / Foto: Secom

Prefeitura Municipal


Amambai