Na manhã desta quarta-feira, 13 de novembro, a Polícia Militar de Mato Grosso do Sul, em parceria com a Prefeitura de Amambai, o Conselho Municipal de Políticas Sobre Drogas (COMUD) e o Conselho Municipal de Cidadania e Segurança Pública (COMCISP), realizou a 30ª formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD), na Aldeia Amambai. A cerimônia contou com a participação de 132 alunos indígenas das Escolas Municipais Indígenas Mbo’Eroy Guarani-Kaiowá e Mbo’Erenda Ypyendy, que receberam certificados e se comprometeram a viver de maneira saudável e sem envolvimento com drogas e violência.
O PROERD é uma ação conjunta entre a Polícia Militar, as escolas e as famílias, com o objetivo de ensinar aos estudantes habilidades para tomar boas decisões, promovendo a prevenção ao uso de drogas e à violência. Durante a formatura, os alunos que se destacaram na 1ª edição dos Jogos PROERD receberam premiações e no ato, foram sorteadas duas bicicletas por escola para premiar os estudantes mais engajados no programa.
A cerimônia contou com a presença de diversas autoridades, como o instrutor do PROERD, Sargento PM Adelino Aparecido de Oliveira Schibilski, o comandante da 3ª Companhia Independente de Polícia Militar, Major PM Ryo Sato, o Secretário Municipal de Esporte e Cultura, Mateus Luiz Teixeira Oliveira, representando o prefeito Dr. Bandeira, e a vereadora Janete Córdoba, representando a Câmara Municipal.
Também estiveram presentes os promotores de Justiça Dra. Nara Mendes dos Santos Fernandes e Dr. Thiago Barbosa da Silva, da Secretária Municipal de Assistência Social Losane Cardinal, o presidente do COMCISP Bruno Anderson Matos e Silva, o presidente do COMUD Marco Antonio Martins, diretores das escolas indígenas e familiares dos formandos.
Ao final do evento, os estudantes realizaram o “Compromisso PROERD”, lido em Português e em Guarani, e participaram de uma apresentação com a canção e a coreografia do programa, acompanhados pelo instrutor e o mascote PROERD, o Leão DARE. Todos os alunos receberam camisetas, medalhas, squeezes e reforçaram seu compromisso com a construção de uma vida sem drogas e violência.
Amambai