O prefeito de Amambai, Sérgio Barbosa, cumpriu dois dias de agenda oficial na capital do estado, Campo Grande, nos dias 14 e 15 de janeiro. Durante esse período, o chefe do Executivo municipal participou de importantes reuniões e avançou em projetos estratégicos para o desenvolvimento de Amambai.
Dia 14: Sanesul, DSEI e Funtrab
Logo pela manhã, Sérgio Barbosa esteve na sede da Sanesul, onde foi recebido pelo presidente Renato Marcílio. Na pauta, o andamento das obras de esgoto que tem como meta, em dois anos, aumentar a cobertura no município de 74% para 90%. Atualmente as obras acontecem no bairro Por do Sol e já está em fase final e o próximo passo será o Residencial dos Ipês.
Também foi discutido o projeto de abastecimento de água nas aldeias indígenas, com recursos da Itaipu Binacional para a construção de poços artesianos. Além disso, o prefeito solicitou a devolução dos espaços das antigas estações de tratamento de esgoto das Vilas Vargas e Jussara para que sejam reutilizados pelo município.
Ainda pela manhã, Sérgio participou de uma reunião no DSEI-MS com o coordenador substituto Genilson Duarte e o engenheiro Rafael Ceccim. Entre os temas tratados, destacaram-se os projetos de implantação de poços artesianos nas aldeias, reformas nos postos de saúde das comunidades Limão Verde, Panduí (Aldeia Amambai) e Jaguari. Durante o encontro, o DSEI informou também que os trabalhadores da saúde, anteriormente contratados pela Missão Evangélica Caiuá, foram transferidos para a AgSus, garantindo a continuidade dos serviços.
À tarde, o prefeito esteve na Funtrab-MS, onde foi recebido pela diretora-presidente Marina Dobashi. Durante o encontro, foi renovado o convênio que assegura serviços como seguro-desemprego, emissão de carteira de trabalho digital, formação profissional e encaminhamento de trabalhadores, incluindo indígenas, para o raleio e a colheita de maçãs no Sul do Brasil.
Em seguida, o chefe do executivo esteve na Coordenadoria Regional de Perícia da Polícia Científica, onde foi recebido pelos diretores Dr. Nelson Fermino Júnior e Dra. Adriana Valéria Medeiros. Durante a reunião, foi tratada sobre a manutenção do convênio para o IML. O prefeito ressaltou que a gestão reconhece a qualidade do serviço e fará todo o esforço possível para garantir sua continuidade.
Dia 15: Sanesul, SES, Agricultura Familiar e mais
Na quarta-feira, 15, Sérgio Barbosa iniciou o dia com uma nova reunião na Sanesul com a engenheira Maria de Lourdes Tapparo, que apresentou o projeto de construção de poços nas aldeias indígenas, garantindo acesso à água de qualidade.
Em seguida, acompanhado do secretário municipal de Saúde, Dr. Alessandro Godoi, o prefeito participou de reunião com o secretário de Estado de Saúde, Dr. Maurício Simões, e a secretária adjunta, Crhistinne Maymone, para discutir melhorias no sistema de regulação e facilitar o acesso dos pacientes de Amambai a diagnósticos e tratamentos em municípios próximos, como Dourados e Ponta Porã, evitando deslocamentos longos e desgastantes para locais distantes, como Três Lagoas. Entre vários assuntos que foram discutidos e deliberados destacam os seguintes resultados:
· Compromisso do governo estadual em realocar cirurgias e exames para o novo Hospital Regional de Dourados, que será inaugurado ainda em 2025.
· Negociação de convênio para a realização de cirurgias eletivas em nova estrutura.
Às 10h30, o prefeito participou de uma reunião com Humberto de Mello, secretário executivo de Agricultura Familiar, Povos Originários e Comunidades Tradicionais, e David Lourenço, coordenador de Apoio à Inclusão Sanitária, Agroindústria e Certificação da Produção Familiar. Durante o encontro, foi assinado um convênio do Programa Fomento Rural, que beneficiará 900 famílias de Amambai e Limão Verde com recursos de R$ 4.600,00 para cada família. O prefeito também solicitou a inclusão das famílias da Aldeia Jaguari no programa.
No período da tarde, Sérgio Barbosa reuniu-se com o secretário de Estado de Administração, Frederico Felini, para tratar da regularização dos convênios entre estado e municípios, garantindo eficiência nas cedências de servidores.
Infraestrutura e desenvolvimento
Finalizando a agenda, o prefeito esteve com Mauro Azambuja Rondon, diretor-presidente da Agesul, e Guilherme Alcântara, secretário de Infraestrutura e Logística. Foram tratados temas como a solicitação de uso do espaço da Agesul como garagem para a frota municipal, a instalação do aeroporto em Amambai e o andamento das obras de drenagem e recapeamento na região da Pizzaria Benedetti.
Além disso, na Casa Civil, Sérgio Barbosa conversou com o secretário Eduardo Rocha e o assessor Tião Silva sobre os recursos do FOCEM para a construção do anel viário no município. Em breve, será marcada a assinatura do termo de convênio com a presença do governador Eduardo Riedel, da ministra Simone Tebet e do embaixador do Uruguai
Fonte e Fotos: Secom/Prefeitura de Amambai
Amambai