.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

Segunda a sexta das 07h às 13h

Idioma

Português

English

Español

Francese

Deutsch

Italiano

Cultura - Terça-feira, 18 de Julho de 2023

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Conferência Regional da Agricultura Familiar dos Povos Originários reúne lideranças indígenas em Amambai

Conferência Regional da Agricultura Familiar dos Povos Originários reúne lideranças indígenas em Amambai


Nesta terça-feira, dia 18, o governo do estado de Mato Grosso do Sul em parceria com a prefeitura de Amambai realizou a Conferência Regional da Agricultura Familiar dos Povos Originários da Região Sul do MS. O evento, que ocorreu no auditório da UEMS, teve início às 8h e se estendeu até as 17h, contando com a presença de lideranças indígenas de toda a região do cone sul e dos municípios de Ponta Porã, Dourados, Antonio João e Bela Vista.

A iniciativa do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação, e da Secretaria Executiva de Agricultura Familiar, Povos Originários e Comunidades Tradicionais, contou com a parceria da Prefeitura de Amambai, por meio das secretarias de Agricultura e Assuntos Indígenas.

Além dos órgãos já mencionados, a organização do evento contou com a participação da Assembleia Legislativa de MS e Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (AGRAER).

Durante o evento, marcaram presença o Secretário Executivo da Agricultura Familiar, Povos Originários e Comunidades Tradicionais da SEMADESC, Humberto de Mello Pereira; o Representante do Ministério de Estado do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Luiz Antônio de Oliveira; o Coordenador da Agricultura Familiar de Povos Originários e Comunidades Tradicionais de MS, Dionedison Terena; o Superintendente da Pesca do Governo Federal, Júlio Buguelo; o Coordenador Regional da Funai de Ponta Porã, Tonico Benites; o Coordenador da Funai de Campo Grande, Elvisclei Polidorio; os vereadores de Amambai Cida Farias, Valter Brito, Joanir Martins, Tato Souza e Rosa Linda; o comandante do 16º SGBM-Amambai, Tenente Manchester; o diretor presidente da AGRAER, Washington Willeman de Souza; o deputado federal Vander Loubet; o deputado estadual Zeca do PT representando a Assembleia Legislativa; e o representante do INCRA MS, Paulo Roberto da Silva. Além disso, estiveram presentes representantes da Conab, associações e movimentos, bem como os secretários municipais de Agricultura e Pecuária, Jota Roberto; de Assuntos Indígenas, Zenaldo Moreira; e de Meio Ambiente, Luciney Bampi.

Durante a conferência, diversas autoridades e representantes fizeram uso da palavra para abordar a importância do evento e as necessidades das comunidades indígenas na região. O vereador Valter Brito, representante da Câmara de Amambai, expressou sua expectativa de que muitos resultados positivos surgissem dessa conferência, a fim de serem encaminhados ao governo estadual e federal por meio dos representantes presentes.

Brito também destacou os avanços e inovações promovidos pelo prefeito de Amambai, Dr. Edinaldo Luiz de Melo Bandeira, em benefício das aldeias indígenas, ressaltando o comprometimento da gestão municipal com a população indígena.

O prefeito Bandeira, por sua vez, reconheceu as dificuldades estruturais e os problemas enfrentados pelas comunidades indígenas, mas afirmou que a administração municipal tem priorizado a agricultura nas aldeias. Ele enfatizou a produtividade e o impacto positivo que os guaranis kaiowas têm sobre a economia local, evidenciando a necessidade de investimentos e diálogo direto com os governos estadual e federal. “As pessoas que criticam as nossas comunidades indígenas só podem viver em uma realidade paralela. Hoje, aproximadamente 30% da nossa população é composta pelas nossas comunidades indígenas. Os guarani kayowá são fundamentais para impulsionar o comércio local, pois eles gastam o dinheiro que recebem aqui mesmo. Levantamentos realizados pela nossa associação comercial revelaram que de 25% a 30% do nosso comércio local é mantido graças à participação dos guarani kayowá."

O deputado estadual, Zeca do PT, ressaltou a importância de se colocar as demandas discutidas na conferência no orçamento, garantindo a infraestrutura básica necessária para as comunidades indígenas. Ele também defendeu o retorno da regional da Funai para Amambai, argumentando que o centro da comunidade indígena guarani kayowá está na região e não em Ponta Porã.

Os vereadores indígenas Tato Souza e Joanir Martins expuseram os desafios enfrentados pelas comunidades indígenas na produção agrícola. Já a vice-capitã da Aldeia Amambai, Lurdelice, agradeceu a oportunidade de discutir os problemas e encontrar soluções, destacando o olhar diferenciado que Amambai tem para cuidar da comunidade indígena, com investimentos na agricultura, infraestrutura, educação e saúde.

O coordenador regional da Funai, Tonico Benites, ressaltou a falta de estrutura e apoio enfrentados pelas comunidades indígenas, destacando a importância do evento para debater suas necessidades. Ele expressou sua gratidão pela oportunidade de defender e cobrar os direitos indígenas.

Nessa mesma linha, os coordenadores e representantes da Funai, Elvisclei Polidorio e Teodora, relataram as dificuldades vividas pelas comunidades indígenas em todo o estado de Mato Grosso do Sul.

A conferência foi um marco importante para promover o diálogo entre as lideranças indígenas e os representantes dos governos estadual e federal, visando a definição de políticas públicas e investimentos que atendam às necessidades da Agricultura Familiar dos povos originários da região sul de Mato Grosso do Sul.

Fonte: Raquel Fernandes/Secom

Fotos: Adrielly Maciel/ Secom e Kadyma Freitas

16 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

.
.

Calendário de eventos

.
.

Acompanhe-nos

.
.

Prefeitura Municipal de Amambai - MS.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Políticas de cookies e Termos e condições gerais de uso.