.
Acessibilidade
.
.
.
.
.
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
.
.
.
Notícias por Categoria
Agentes de Combate a Endemias agora contam com smartphones para atendimento
Smartphone conta com aplicativo que possibilita maior eficácia no fornecimento de dados.
12/12/2017 16h05 - Por: Felipe Schinaider
Os agentes do Controle de Vetores receberam durante a manhã desta terça-feira (12), no plenário da Câmara Municipal de Vereadores de Amambai, smartphones que estarão auxiliando no trabalho de registro de informações, garantindo mais agilidade para o controle da Dengue, Zica e Chikungunha no município. A ação faz parte do Plano Estadual de Contingência ao Aedes Aegypti 2017/2018, que apresenta diversas ações de enfrentamento ao mosquito Aedes aegypti, causador das doenças e já vem resultando na redução do número de casos no Estado.
O smartphone é munido do novo sistema de registro de informações epidemiológicas "E-visita", que é uma atualização do aplicativo "E-endemias". Com o aplicativo, as informações registradas a cada visita dos agentes são enviadas on-line para a Sala Estadual de Situação, onde são desenvolvidas as estratégias para combate ao vetor.
"O aplicativo transfere em tempo real as informações para o nosso sistema, substituindo as planilhas e fornecendo maior agilidade para o controle das doenças epidemiológicas", explicou o coordenador do Controle de Vetores, Leonildo Acosta Martins.
Desde o início desse projeto do Governo de Mato Grosso do Sul, foram realizadas diversas atualizações com base na realidade dos municípios e dificuldades encontradas pelos agentes, que são os responsáveis pela operação do equipamento.
Os aperfeiçoamentos resultaram no programa E-Visita, melhorando a funcionalidade do aplicativo que tem como função: monitorar em tempo real o trabalho de campo dos ACE; monitorar imóveis com foco do mosquito através de um mapa que mostra a localização dos mesmos; registrar com fotos, pontos críticos, depósitos de água não eliminados, para que ações imediatas sejam tomadas; acompanhar o índice de infestação predial, que determina as áreas críticas de proliferação do mosquito e mapear imóveis com moradores que apresentam sintomas de Dengue, Zika ou Chikungunya, além de várias outras opções de ícones de funções que o programa oferece.
O evento contou com a presença do Secretário Municipal de Saúde Sérgio Perius, do Secretário de Gestão, Jauro Moretto, represetando o prefeito Dr. Bandeira e de representantes da Secretaria Estadual de Saúde, além dos agentes de endemias e munícipes interessados no assunto. Além dos smartphones, foi entregue no dia 23 de novembro, um computador para uso interno da equipe e outros materiais, como uma bolsa equipada e uniformes para os agentes estão sendo confeccionados.
.
.
.
.