Prefeitura de Amambai tem ação permanente contra a Dengue

Saúde - Quinta-feira, 24 de Janeiro de 2019


Prefeitura de Amambai tem ação permanente contra a Dengue

O verão, uma das estações mais esperadas do ano, costuma ser sinônimo de diversão. No entanto, trata-se de um período que requer cuidados em decorrência da chuva irregular e temperatura alta. Para garantir uma saúde pública de qualidade, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), executa um trabalho continuado, que consiste em visitas domiciliares por parte dos agentes, nas quais são colocadas em práticas as atitudes cabíveis.

De janeiro a maio, a transmissão pode ocorrer com maior intensidade. É quando o desenvolvimento do mosquito é mais rápido, assim como a transmissão. Os ovos podem permanecer grudados nos recipientes por 450 dias.

Nos seres humanos, a permanência do vírus incubado pode durar de três a quinze dias. Classificada em tipos como Clássica, Hemorrágica e Síndrome de Choque de Dengue, a enfermidade pode levar a óbito. Logo, simples - mas indispensáveis - cuidados devem ser tomados na prevenção desta doença.

O Controle de Vetores, mantido pela Secretaria de Saúde, conta com 16 funcionários que visitam diariamente as casas do município fornecendo orientação sobre o controle do mosquito aos moradores. Este serviço atende todas as microrregiões de Amambai, principalmente com o apoio dos Agentes de Saúde, que também são multiplicadores de informação preventiva.

Os Agentes de Endemias realizam o acompanhamento das ovitrampas, armadilhas instaladas em todos os quarteirões do município e que somam cerca de 100 a 300 ovos por semana, que ao final são destruídos, evitando a proliferação.

O inseticida, é aplicado pelos profissionais em lugares críticos, como: borracharias, ferros-velhos, órgãos públicos com grandes pátios e empresas, para que sejam esgotados os pontos de água parada. Esse tratamento tem efeito residual de até 6 meses.

Um trabalho mais aprofundado é realizado quando há a suspeita da doença em um morador. A região onde este reside passa por um bloqueio de transmissão afim de que se evite a epidemia. É aplicado o inseticida em um raio de 150 metros do ponto, para que sejam eliminados todos os vetores que possam transmitir a doença.

Durante os finais de semana e feriados, um destes 16 trabalhadores são escalados ao plantão, para que o mesmo possa resolver quaisquer emergências extemporâneas.

Papel do cidadão

Apesar da Prefeitura fornecer todo este trabalho, de nada é útil se cada um não fizer o seu papel, é preciso que o cidadão esteja atento e faça sua parte no combate à proliferação do mosquito.

São poucas as tarefas necessárias para manter a dengue longe do seu quintal e se no seu vizinho não estiver sendo feito o mesmo, denuncie. Confira abaixo:

  • Usar terra ou emborcar pratinhos usados nas plantas; lavá-los duas vezes por semana com bucha e sabão.
  • Guardar pneus em lugares cobertos.
  • Desobstruir as calhas, visando o não entupimento das mesmas.
  • Limpar os ralos de água pluvial.
  • Tampar os recipientes utilizados para armazenamento de água; lavar os baldes duas vezes na semana e quando for trocar a água.
  • Fechar qualquer espaço existente nas lavanderias usadas como tanque.
  • Retirar entulhos; desde brinquedos abandonados no quintal até capacetes de motos descartados de maneira irresponsável.

Toda pessoa que apresentar sintomas como febre, dor de cabeça e dor no corpo deve procurar uma unidade básica de saúde.

Fonte: Bruna Corrêa/DECOM




Prefeitura Municipal


Amambai