O evento, que acontece na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), constitui-se em foro privilegiado de debates abertos, nos quais a sociedade avalia a situação da saúde do município e propõe as diretrizes para a formulação da política da saúde local, com vistas ao acesso, a qualidade e a humanização na atenção à saúde, condição básica para o exercício da cidadania.
Para o coordenador da comissão organizadora do evento, Henrique Cesar Komiyama, a participação do cidadão usuário do SUS é fundamental, pois este é o momento em que podem discutir e votar nas decisões que serão tomadas para os próximos 4 anos. "A hora da sociedade reclamar seus direitos dentro da política de saúde é agora", disse ele.
Com abertura marcada para a quarta-feira, 3 de abril, às 18h30, a programação conta com leitura e aprovação do regimento interno da Conferência. Na quinta-feira, 4, a programação começa com inscrição e acolhimento às 7h e segue até às 16h30, com discurso do secretário, debates, grupos de trabalho, plenária de análise e eleição dos delegados para a VIII Conferência Estadual de Saúde e Aprovação das Moções.
As propostas levantadas durante o evento serão divididas em cabíveis a nível municipal, as quais terão seu encaminhamento dentro do município; nível estadual, as quais serão enviadas para a conferência estadual de saúde que acontece em julho e a nível federal, que serão encaminhadas primeiro para a conferência estadual e depois para a federal, que acontece em agosto.
Fonte: Bruna Corrêa/DECOM
Amambai