A Secretaria Municipal de Educação (SEMED) em parceria com o 17º Regimento de Cavalaria Mecanização (RC Mec) Solon Ribeiro está construindo um muro de proteção para a Escola Municipal Polo Indígena Ypyendy – Panduí, localizada na aldeia Amambai, distante 5 km da escola Guarani Kaiowá. Os militares entraram com a mão de obra e a Prefeitura com os materiais necessários.
Essa melhoria faz parte de um investimento de R$ 143 mil no prédio antigo existente, que tinha suas salas de aula abandonadas desde o ano de 2014. A reforma conta com: pintura, reparos no telhado, parte elétrica, pintura e construção de uma passarela ligando o prédio antigo com o novo.
A criação da Escola Ypyendy, com atendimento em todas as etapas da educação, desde a Infantil, Pré I e II, Ensino Fundamental do 1º ao 9º e Educação de Jovens e Adultos (EJA), é uma reinvindicação antiga da comunidade, que o Prefeito Dr. Bandeira, juntamente com a Secretária de Educação, Zita Centenaro, se sensibilizou e entendeu que será um ganho significativo para os alunos principalmente do 6º ao 9º que não precisarão mais se deslocar a pé até a Escola Guarani, principalmente em dias chuvosos e frio.
A Prefeitura também está reivindicando junto ao Ministério da Educação (FNDE) a construção de uma quadra de esportes para a unidade escolar. O projeto está pronto e inserido no sistema PAR/FNDE, aguardando liberação de recursos.
Fonte: Bruna Corrêa
Amambai