O Dia Mundial Sem Tabaco – 31 de maio – foi criado em 1987 pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para alertar sobre as doenças e mortes evitáveis relacionadas ao tabagismo. No Brasil, o INCA é o responsável pela divulgação e elaboração do material técnico para subsidiar as comemorações em níveis federal, estadual e municipal.
A campanha do Dia Mundial Sem Tabaco 2019 tem como tema "tabagismo e saúde dos pulmões", visando aumentar a atenção para: os riscos do tabagismo ativo e do fumo passivo; os danos do fumo para a saúde pulmonar; a magnitude de doenças e causas de morte em todo o mundo relacionadas ao tabaco, incluindo câncer de pulmão e doenças respiratórias crônicas; as evidências da relação entre o tabagismo e as mortes por tuberculose; as implicações do fumo passivo para a saúde pulmonar em diferentes faixas etárias; a importância de manter a saúde pulmonar para a saúde de todo o organismo, para melhorar a qualidade de vida e aumentar a longevidade e as alternativas existentes para atingir o público de interesse e os governantes, defendendo as políticas de controle do tabagismo e melhorando a saúde pulmonar da população.
Em Amambai, o Programa Municipal de Controle do Tabagismo é coordenado há dois anos pela enfermeira Eliane Kelly Ribeiro da Silva, que oferece através das Unidades de Saúde do município um atendimento diferenciado para os pacientes que sofrem com o vício e estão motivados a parar de fumar.
Ela explica que o tratamento consiste em abordagem em grupo de caráter obrigatório coordenado pelo odontólogo. São utilizadas práticas integrativas e complementares como auriculoterapia, além de tratamento medicamentoso com homeopatia e adesivos de reposição de nicotina fornecidos pelo Ministério da Saúde.
Os fumantes são identificados através dos Agentes de Saúde que realizam a primeira abordagem, eles perguntam, avaliam, aconselham, preparam e acompanham o paciente que tem interesse em parar de fumar, orientando para que este procure a Unidade de Saúde mais próxima para fazer um cadastro. "Esse paciente passará por uma avaliação quantitativa para descobrir qual é o nível de tolerância à nicotina e uma avaliação qualitativa que indicará quais são as razões que levam ao fumo, após isso o médico identifica o tratamento necessário", explica Eliane.
Neste dia 31 de maio, o Programa intensifica suas ações de conscientização acerca dos riscos do tabagismo para toda a população de Amambai. Se você deseja parar de fumar procure o Posto de Saúde mais próximo da sua residência!
Amambai