Seguindo a recomendação do Ministério da Saúde para evitar a propagação do surto de sarampo, todas as crianças que tiverem de seis meses a onze meses de vida deverão ser vacinadas contra o sarampo em qualquer unidade básica de saúde de Amambai, exceto o Posto Central, é o que informa a coordenadora de imunização, Leandra Henning.
A nota informativa veio após o aumento no número de casos de sarampo em alguns estados do país, chegando a 1.662 casos só em São Paulo até o dia 10 de agosto de 2019. O Ministério da Saúde irá enviar 1,6 milhões de novas doses para que crianças que não tomaram a "dose extra" possam ser vacinadas.
A nova dose não substitui as previstas no Calendário Nacional de Vacinação para crianças de 12 e 15 meses. Ou seja, mesmo crianças que tenham tomado à dose preventiva devem ser vacinadas novamente, seguindo as datas da carteirinha de vacinação.
O que é sarampo?
Doença viral altamente contagiosa. Isso porque o vírus é transmitido por meio do contato direto ou pelas vias aéreas, basta que a pessoa infectada respire, tussa ou mesmo espirre. A doença evolui de forma rápida e pode ter complicações graves, principalmente entre as crianças.
Amambai