O prefeito de Amambai, Edinaldo Luiz de Melo Bandeira convocou na manhã desta quarta-feira, 18 de março, uma reunião com empresários do comércio local, presidentes de entidades e representantes de igrejas de todas as religiões para apresentar as medidas de enfrentamento ao Coronavirus.
Durante o ato, Bandeira apresentou o Decreto 116/2020 que considera as mudanças necessárias em todos os ambientes para que o vírus não se dissemine, sanou dúvidas e esclareceu as orientações. Entre as mais importantes está a suspensão de alvarás para eventos com 100 pessoas ou mais.
As entidades do município não poderão mais realizar programações que envolvam aglomerações de pessoas e algumas delas, não poderão receber visitantes, evitando o contato externo com a população.
Para lideranças religiosas, o prefeito afirmou que não irá proibir os cultos independe da crença enquanto não houver uma ordem direta do Governo Federal, mas para isso é preciso organizar as cerimônias. "Temos respeito às religiões e por isso não iremos proibir cultos, mas temos que ter bom senso, precisamos precaver", afirmou Bandeira.
Quanto ao comércio do município, o prefeito informou que não haverá restrição quanto a horários enquanto não forem necessárias medidas mais drásticas, porém os empresários deverão manter o local arejado, disponibilizando álcool em gel e sem aglomerações em pouco espaço. Outras medidas apresentadas foram a importância de aumentar a distância entre mesas dentro de restaurantes, o incentivo ao delivery, para que as pessoas fiquem dentro de casa e ao uso de cartão de crédito ao invés de notas.
"Esse é o máximo que pode ser feito agora pela administração, tudo isso é fundamental e o Decreto será alterado de acordo com a necessidade", concluiu Bandeira.
Amambai