Mesmo com os holofotes devidamente voltados à prevenção e contenção do COVID-19, a Prefeitura de Amambai, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e do Controle de Vetores, continua, de forma intensiva, com o trabalho de combate à Dengue.
Esse trabalho consiste em vistorias domiciliares e de orientação à população para a eliminação dos criadouros e potenciais focos do mosquito, bem como a busca ativa de sintomáticos, encaminhamento de suspeitos para os órgãos de saúde e até a aplicação de medidas adicionais.
De acordo com dados da SMS, até esta segunda-feira (30), foram notificados em Amambai 1.007 casos suspeitos de dengue, tendo sido 108 casos confirmados por critério clínico/epidemiológico e 55 através do Laboratório Central (LACEN). E não é só a Dengue que preocupa, é preciso atenção também com a Chikungunya e com a Zika, que já tiveram 19 e 4 notificações suspeitas, respectivamente, no município.
A solução para todos os problemas é a mesma, se livrar do Aedes Aegypti. Solicitamos o apoio da população para que cada um faça sua parte, recebendo em suas residências os Agentes de Saúde e de Combate a Endemias e mantendo seus quintais sempre limpos, pois o principal meio de prevenção é a eliminação de criadouros do mosquito.
Para evitar a proliferação do mosquito, basta adotar algumas medidas simples, como:
Amambai