Com o objetivo de homenagear o município e a população de Amambai, local onde nasceu, Nery da Costa Júnior disponibilizará para compra na próxima quinta-feira, 30 de julho, o livro "Che Tiempo Guaré", obra que resgata memórias composta por narrativas elaboradas a partir de pesquisas e entrevistas feitas por jornalistas durante cerca de três anos e meio. De posse dos relatos e das suas memórias, as histoestórias (neologismo criado pelo autor para nominar suas narrativas) foram sendo construídas.
Nery deixou Amambai em 1999 para assumir a função de Desembargador Federal do Tribunal Regional Federal da 3ª Região, em São Paulo e sempre teve o desejo de escrever um livro escolhendo narrar histórias da região sul-mato-grossense para apresentar a importância do povo que já precisou enfrentar grandes dificuldades de sobrevivência.
Che Tiempo Guaré é frase que recorre à junção de dois idiomas - Espanhol e Guarani – historicamente ligados, ambos eufônicos, para compor uma poética expressão que nomina o título da obra. Segundo o professor Danillo Cesco, estudioso da família linguística Tupi-Guarani, a expressão pode ser entendia como Meus Doces Tempos.
O livro estará disponível para compra pelo site chetiempoguare.com.br.
Nery da Costa Júnior nasceu em Amambai, MS no dia 7 de agosto de 1960; é filho de Nery Cavalheiro da Costa e de Argemir Holsbach da Costa. Casado com Regiane Silveira da Costa; pai de Ítalo Sávio, Renan Luíni, Vítor Hugo e Ian Michel. Reside em São Paulo; é Desembargador Federal com assento no Tribunal Regional Federal da 3ª Região, desde 17 de junho de 1999. Foi advogado em Mato Grosso do Sul. Che Tiempo Guaré é seu primeiro livro publicado.
Não houve investimento de recursos públicos na produção da obra literária.
Amambai