A Prefeitura de Amambai, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMAI) e do Departamento de Engenharia, realizou nos últimos dias diversos investimentos na Unidade de Tratamento de Resíduos (UTR) do município.
O local recebe os resíduos domiciliares gerados na zona urbana da cidade para triagem, separando recicláveis e rejeitos. Logo após cada tipo de material recebe seu destino ambientalmente correto de acordo com suas características, sendo o rejeito encaminhado para aterro sanitário licenciado em Dourados e os recicláveis doados pela Prefeitura aos cooperados da Cooperativa dos Catadores de Materiais Recicláveis de Amambai (COOPERCICLA), que posteriormente fazem o seu comércio.
Entre as melhorias realizadas na UTR estão novos equipamentos, entre eles a esteira de triagem, o funil de alimentação e também mudanças estruturais, com a reforma de barracões e piso da unidade.
Todo o investimento foi realizado através de recursos próprios da administração municipal, conquistados por meio do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU).
Segundo o secretário de Meio Ambiente, Luciney Bampi, é normal que as instalações da UTR acabem se deteriorando com o tempo devido as características dos resíduos recebidos tornando assim necessário a substituição de alguns equipamentos. "Com esse investimento buscamos otimizar a triagem, diminuir o volume de rejeitos e melhorar as condições de trabalho e renda dos cooperados que trabalham no local", afirmou.
A Unidade de Tratamento de Resíduos (UTR) municipal está localizada na rodovia Amambai – Juti, km 2 e é gerida pela COOPERCICLA, por meio de contrato firmado com a Prefeitura de Amambai.
Amambai