A Prefeitura de Amambai, através da Coordenadoria de Políticas Públicas para Mulheres (CPPM), deu início nesta terça-feira, 1º de junho, a campanha "Até que a morte nos separe?" para o combate ao Feminicídio no município.
No Estado do Mato Grosso do Sul o dia 1º de junho é marcado pelo "Dia Estadual de Combate ao Feminicídio". A data foi instituída por meio da Lei Estadual nº 5.202, em memoria à morte da jovem Isis Caroline, ocorrida em junho de 2015, sendo está registrada como o primeiro feminicídio no Estado.
Já a nível municipal, foi instituído no mês de junho através da Lei Municipal nº 2708/2020 o Mês Municipal de Combate ao Feminicídio, sendo incluído no calendário oficial de eventos para promover, através da CPPM diversas ações de conscientização.
Segundo o mapa do feminicídio de Mato Grosso do Sul de 2020, disponibilizado pelo Governo do Estado durante o dia 1º, 40 mulheres foram cruelmente assassinadas durante o ano em questão e 66 sobreviveram para contar suas histórias. O município de Amambai registrou um desses óbitos.
A campanha idealizada pela Coordenadoria que contará com materiais disponibilizados através das redes sociais da Prefeitura de Amambai, tem como objetivo sensibilizar e conscientizar toda a sociedade de que a violência sofrida pelas mulheres muitas das vezes leva à morte violenta, divulgando os serviços e os mecanismos legais de proteção à mulher em situação de violência e as formas de denúncia.
Amambai