O governo de Mato Grosso do Sul atendeu ao pedido dos municípios e adiou em 48h o início das restrições previstas no decreto publicado nesta quinta-feira, 10 de junho, para tentar conter o avanço da COVID-19 no pior momento da pandemia no Estado. A partir de domingo, dia 13, todos os municípios do Estado deverão aderir às novas regras.
Com a mudança, segue valendo a classificação do mapa de risco para infecções de COVID-19 nas cidades de Mato Grosso do Sul, que foi divulgado pelo comitê gestor do Prosseguir, nesta terça-feira, 7 e que classificou Amambai como bandeira cinza com alto risco de infecção.
A medida extrema tem o objetivo de salvar vidas e reduzir o colapso no sistema de saúde que no momento com todos os leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensivo) ocupados vem exportando pacientes para outros estados.
Seguindo o Decreto do Governo do Estado, não poderão abrir as portas para atendimento até o dia 24 de junho os profissionais liberais não especificados como essenciais, restaurantes, comércios de bebidas alcoólicas, comércios atacadistas não especificados como essenciais, comércios varejistas não essenciais, bares e afins, feiras livres, cabeleireiros, barbearia, salões de beleza e afins, sinuca, jogos eletrônicos e similares. Também não poderão ser realizados eventos culturais e de lazer, reuniões e festividades em clubes, salões, centros esportivos e afins.
Amambai