09/04/2022 15h14 - Por: Bruna Corrêa/Secom
Com o intuito de reduzir a fila de espera em todos os municípios devido a paralisação de cirurgias eletivas durante a pandemia da covid-19, o governo do estado e a prefeitura de Amambai lançam neste sábado, 9 de abril, no Hospital Regional, o programa Opera MS.
A empresa ADOP foi contratada para assumir a gestão da Ala Ortópedica e será responsável pela realização das cirurgias ortopédicas de alta complexidade, atendendo não só amambaienses, mas também moradores de toda a região.
Entre os procedimentos que serão executados na unidade, estão Artroplastia Total do Quadril, Artroplastia Total do Joelho, Artrodese de Coluna Vertebral, Artroscopia de Joelho para Lesão Ligamentar, entre outras. O acompanhamento pós-cirúrgico também será realizado pela unidade.
A programação foi transmitida ao vivo pelas redes sociais da Prefeitura de Amambai e contou com a presença especial do ex-secretário estadual de Saúde e deputado licenciado Geraldo Resende, convidado especial do prefeito Edinaldo Luiz de Melo Bandeira.
O administrador do Hospital Regional de Amambai, Paulo Catto agradeceu ao prefeito Dr. Bandeira por estar sempre em busca do melhor para oferecer a nossa população e ao Governo do Estado, por esse programa. "Estamos sempre aqui trabalhando e oferecendo cirurgias para a nossa gente, mas agora podemos oferecer estas cirurgias de alta complexidade, algo inédito no município, estamos avançando", afirmou.
O médico Victor Guerreiro, ortopedista do regional e representante da ADOP, empresa contratada para os atendimentos, agradeceu a presença de Geraldo Resende, que articulou a possibilidade do programa Opera MS. "Para nós que trabalhamos aqui há tantos anos é uma alegria ver como esse Hospital está lindo de primeira categoria, agora temos a oportunidade de oferecer todos esses atendimentos", disse.
Segundo Valter Brito, presidente da Câmara Municipal, ele sempre ouviu que Amambai seria referência em saúde e finalmente está vendo isso acontecer, no momento em que todas as cidades do Mato Grosso do Sul reconhecem este fato. "Amambai tem entrado no caminho de que sempre ouvimos falar, só posso parabenizar o nosso Prefeito e afirmar que tenho orgulho de ter sido seu vice e agora de estar na Câmara ajudando junto aos meus colegas", relatou o Vereador.
Para o prefeito de Amambai, Dr. Bandeira, trazer a possibilidade do Opera MS para Amambai só foi possível com o que foi construído ao decorrer dos anos neste Hospital, o qual sonhou em ver como está. "Esse programa atende uma série de patologias que ficaram aguardando no momento complicado que passamos e se tornou realidade graças ao ex-secretário de Saúde Geraldo Resende e o aval do governador Reinaldo Azambuja, vem mais por aí, como a reforma e ampliação do nosso Centro Cirúrgico, com a celeridade preconizada pelo nosso ex-secretário estadual de Infraestrutura Eduardo Riedel, que o adicionou como uma prioridade para o MS, até o final deste mandato teremos um Hospital 100% ampliado, estruturado e humanizado", concluiu.
Estiveram presentes prestigiando a programação os vereadores Paulo Sérgio, Geverson Vicentim, Darci José, Rosa Linda Rodrigues, Cida Farias, Tato Souza, Joanir Martins e Odil Puques, além da vereadora licenciada Lígia Borges, a secretária municipal de Saúde, Dirlene Zanetti e o presidente da Sociedade Amigos de Amambai (SAA), mantenedora da unidade hospital, Alcides Charão Mariano.
Amambai