O prefeito de Amambai, Dr. Edinaldo Luiz de Melo Bandeira, acompanhado do médico veterinário Ednor Bampi, esteve neste sábado, dia 10, na localidade do Salto Pirapó para realizar a coleta da água do Rio Amambai, com o objetivo de avaliar a presença ou ausência de defensivos agrícolas na água do rio, tendo em vista o crescente número de lavouras da região.
De acordo com Ednor Bampi, a análise será feita pela Fundação Oswaldo Cruz: “A amostra será enviada para laboratório Fiocruz em São Paulo e dentro de 15 dias teremos laudo da análise da amostra, assim que chegar divulgaremos os dados.” Explicou o veterinário, lotado na vigilância sanitária do município.
O prefeito de Amambai, Dr. Bandeira, explica que a análise é uma maneira de minimizar os impactos ambientais por meio de monitoramento e avaliação, sendo assim possível ter dados sobre as condições da água e apontar quais são as medidas adotadas para a melhoria da preservação dos recursos da natureza.
O cuidado com as águas dos rios, para conservá-las em uma condição adequada para a sustentabilidade da vida e para os diversos usos, envolve uma abordagem sistêmica e um conjunto de condutas nos ambientes públicos e privados, é extremamente importante o trabalho de conscientização quanto à importância de preservar, cuidar e ter um olhar mais atento para a questão da água na nossa cidade.
Fonte: Raquel Fernandes/Secom
Amambai