No dia 4 de agosto, a Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul estará em Amambai realizando o cadastro de artesãos indígenas do município para a emissão da Carteira Nacional do Artesão.
O documento tem abrangência nacional e oferece diversos benefícios, como isenção de impostos em participação de feiras nacionais apoiados pelo Programa do Artesanato, redução de ICMS para comercialização com outros Estados, isenção dentro de MS, abertura de MEI para fins previdenciários como Artesão, participação nos eventos e editais do setor artesanal, além de ser o documento que regulamenta o artesão.
A carteira é gratuita e é emitida após o registro do artesão no Sistema de Informações Cadastrais do Artesanato Brasileiro (Sicab). Para confirmação do registro, o artesão passa por uma prova de habilidades técnicas.
Os artesãos deverão comparecer no quiosque do Parque Indígena da Aldeia Amambai munidos de CPF, endereço completo e telefone. No local, eles passarão por uma breve entrevista e precisarão demonstrar suas habilidades artísticas, seja apresentando uma peça pronta e outra por finalizar ou apresentando um vídeo confeccionando o artesanato, caso não seja possível a demonstração ao vivo.
Fonte: Patrícia Dapper / SECOM
Amambai