Início Notícias Agropecuária Prefeito reúne secretários para cobrar ajustes no planejamento estratégico

Prefeito reúne secretários para cobrar ajustes no planejamento estratégico

0

Durante reunião prefeito disse que momento econômico é muito difícil e que todos devem economizar

Diante de uma crise que afeta mais de 87% dos municípios brasileiros e mais de 50 dos 79 que formam o Mato Grosso do Sul, o prefeito de Amambai, Dr. Bandeira, reuniu na semana passada todos os secretários municipais, oportunidade que determinou o empenho de todos na realização de ajustes no planejamento estratégico, visando corte de despesas.

No ano passado o Índice Firjan de Gestão Fiscal (IFGF) apontou que 87% dos municípios brasileiros estavam em situação fiscal difícil ou crítica e que poderia piorar ainda mais. Neste ano, a Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul (Assomasul), através do seu presidente, Pedro Caravina, vem fazendo alerta desde o início do ano sobre as previsões pessimistas, o que vem se confirmando com as perdas de receitas das prefeituras do Estado.

“Precisamos nos unir e cada secretário fazer os ajustes necessários dentro do planejamento estratégico de cada Secretaria Municipal, para que possamos continuar prestando serviços de qualidade para a nossa população e honrando com os compromissos que temos com os nossos fornecedores. O momento é de crise, os ajustes são necessários até porque se não fizermos isso agora lá na frente vai acontecer um colapso financeiro, como já acontece na maioria das Prefeituras não só de Mato Grosso do Sul, mas de todo o Brasil”, destacou Dr. Bandeira.

Durante a reunião, o secretário municipal de Fazenda, Williams Fernandes, fez explanação a respeito das finanças de Amambai e destacou que o prefeito Dr. Bandeira está correto em determinar neste momento uma revisão de planejamento técnica-financeira para que o município possa estar com suas finanças equilibradas no segundo semestre deste ano.

Na oportunidade foi apresentado o decreto assinado pelo prefeito que dispõe sobre a necessidade de revisão de horas extras, férias em pecúnia, dentre outros assuntos, no sentido de promover o ajustamento do orçamento financeiro com a implementação de ações e estratégicas devido aos novos cenários que apontam a economia brasileira. Dentro desse planejamento, explicou Dr. Bandeira, a meta é fazer o aprovisionamento para o pagamento do 13º salário dos servidores municipais na data determinada por lei.

Fonte: Decom Assessoria Prefeitura