Início Notícias Educação Secretaria de Educação de Amambai realiza Seminário Final do Pacto Nacional pela...

Secretaria de Educação de Amambai realiza Seminário Final do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa/PNAIC

0

A Prefeitura de Amambai através da Secretaria Municipal de Educação realizou no dia 10 de julho, no Sindicato dos Trabalhadores em Educação-SIMTED, o Seminário Final do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa/PNAIC.

O PNAIC – Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é um compromisso formal e solidário assumido pelos Governos Federal e Estadual e pela administração municipal dos municípios para atender à Meta 5 do Plano Nacional da Educação (PNE), que estabelece a obrigatoriedade de “Alfabetizar todas as crianças, no máximo, até o final do 3º (terceiro) ano do ensino fundamental”.

A equipe de profissionais do PNAIC do município de Amambai, coordenada pela professora Liziana Arâmbula Teixeira, é composta por cinco profissionais: Glauce Leite Mascarenhas, Ilda Dias de Assis, Maristela Zagonel da Silva, Priscila da Rosa Lescano e Simone Cardoso de Oliveira.

O evento contou com a participação do prefeito Edinaldo de Melo Luiz Bandeira, do vice-prefeito Valter Brito, do presidente da Câmara de Vereadores Dilmar Bervian, do vereador Darci José da Silva, da professora Denise de Deus Mateus no ato representando a Secretária de Educação Zita Centenaro, dos diretores das escolas da REME e da Coordenadora Regional de Ponta Porã Célia Ruiz Nunes de Oliveira.

As ações do PNAIC foram iniciadas em novembro de 2017 e encerraram-se no mês de julho. Estiveram envolvidos nas formações professores alfabetizadores de 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental da rede municipal e estadual, professores da pré-escola, coordenadores pedagógicos, articuladores e mediadores do Programa Novo Mais Educação, professores que atuam na sala de recursos e como apoio na rede municipal. Ao todo foram capacitados 190 profissionais.

O evento contou com apresentações culturais dos alunos das escolas da rede municipal e estadual, vídeo de depoimentos dos professores e palestra da professora mestra Mirta Rie de Oliveira Tominaga da Coordenadoria Regional (CR011) de Ponta Porã, que falou sobre a importância da implementação da Base Nacional Comum Curricular-BNNC na Educação Infantil e no Ciclo de Alfabetização.

O PNAIC é um programa de formação continuada que tem como foco alfabetizar as crianças até os oito anos de idade, melhorando consequentemente a qualidade de ensino e elevando assim os índices da educação nos anos iniciais.

02/08/2018 09h07 – Por: SEMED