Início Notícias Assistência Social Campanha Imposto Solidário estimula dedução do imposto de renda para fim beneficente...

Campanha Imposto Solidário estimula dedução do imposto de renda para fim beneficente sem gerar custos adicionais

14/03/2022 14h48 – Por: Secom

Você sabia que pode doar parte do seu Imposto de Renda devido para o Fundo da Infância e Adolescência, ajudando assim instituições que trabalham com crianças e adolescentes em Amambai?

Com o projeto Imposto Solidário: Declare o bem no seu Imposto de Renda, lançado pela Prefeitura de Amambai, por intermédio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), busca incentivar e orientar o contribuinte a fazer uma doação no ato de declaração ao Leão.

Tanto pessoas físicas quanto pessoas jurídicas podem participar. As empresas podem contribuir com até 1% do Imposto de Renda devido, enquanto pessoas físicas podem reverter até 6% do valor. Ou seja, ao invés de entregar o dinheiro direto na mão do governo, você ajuda quem precisa, sem pagar nada a mais por isso.

As instituições com projetos cadastrados no Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, são: Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), o Instituto Eduardo Dutra Lescano e a Casa da Sopa Irmã Sheila.

Como doar?

Para que a doação seja descontada do imposto a pagar, você precisa optar pelo modelo completo de tributação. Localize a ficha “Doações diretamente na declaração” no menu do lado esquerdo da tela do programa de preenchimento do IR 2021. Clique em “Novo”. Escolha a aba “Criança e adolescente”. Em seguida, selecione o tipo de fundo “Municipal” e preencha o “valor” desejado para doação. Note que no lado direito da ficha há o campo “Valor disponível para doação” que considera o limite de 3% para doações ao ECA e de 3% para doações ao Conselho do Idoso. Clique em “OK” para concluir o preenchimento da ficha.

Repita o processo acima se for doar para fundos diferentes (de outras cidades ou Estados) ou para grupos diferentes (idosos ou crianças/adolescentes).