Início Notícias Comunicação Social Secretaria de Educação realiza entrega de livros da coletânea MS Alfabetiza

Secretaria de Educação realiza entrega de livros da coletânea MS Alfabetiza

0

Entrega aconteceu na manhã desta terça-feira (12) e contou com a presença de alunos, professores, diretores escolares e do prefeito de Amambai, Dr. Bandeira.

12/04/2022 11h13 – Por: Patrícia Dapper / Secom

Aliar as competências e habilidades previstas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para Língua Portuguesa nos processos de aquisição de leitura e escrita de alunos de 1º e 2º ano do ensino fundamental à valorização dos patrimônios cultural e natural do Mato Grosso do Sul. Esse é um dos objetivos do programa MS Alfabetiza, desenvolvido pelo Governo do Estado em parceria com a Prefeitura de Amambai com o foco no aprimoramento da alfabetização de crianças em todo o Estado.

Na manhã desta terça-feira (12), a Prefeitura de Amambai, por meio da Secretaria de Educação (SEMED), realizou a entrega do material didático complementar a professores e alunos de toda rede municipal de ensino. Esses livros foram desenvolvidos por professores sul-mato-grossenses que, a partir dos paradigmas, habilidades e competências previstos da BNCC, incorporaram traços da cultura local ao conteúdo a ser trabalhado na alfabetização.

De acordo com a coordenadora do projeto em Amambai, a professora e mestre em educação, Liziana Arâmbula Teixeira, dentro do MS Alfabetiza, os professores alfabetizadores passam por uma formação continuada a fim de reverem práticas e obterem ferramentas que contribuam para a alfabetização das crianças amambaienses.

“O governo do Estado e a administração municipal têm investido muito na política de alfabetização na idade certa e este projeto é reflexo disso. Nós não pensamos somente nos alunos, mas também nos professores alfabetizadores que são peças fundamentais nesse processo (…) Para melhorar a qualidade de ensino como um todo, precisamos de crianças bem alfabetizadas”, comentou a educadora.

O prefeito de Amambai, Dr. Edinaldo Luiz de Melo Bandeira, fez questão de prestigiar a entrega desses materiais aos professores e alunos e comentou sobre a importância do fortalecimento da alfabetização para o sucesso de uma sociedade.

“A alfabetização é o processo mais importante dentro da educação, afinal, é quando a criança entra em contato com o mundo. Então, essa parceria com o Governo do Estado é de fundamental importância porque formar bem os nossos professores é contribuir efetivamente para uma sociedade forte e de sucesso”, ponderou Dr. Bandeira.

A secretária municipal de educação, Zita Centenaro, frisou que o projeto MS Alfabetiza vem para somar aos esforços da atual administração na busca para oferecer um ensino de qualidade. “Nós temos um compromisso muito grande com a educação e esse projeto e os materiais didáticos complementares vêm para contribuir ainda mais com a formação dos nossos alunos e com o trabalho desenvolvido por nossos professores”, comentou a secretária.

A entrega do material foi prestigiada por professores, alunos e também pelos vereadores Cida Farias, Odil Puques e Paulo Sérgio.

Veja fotos: