Início Notícias SEMED mobilizou escolas e sociedade durante campanha Setembro Amarelo, mês de prevenção...

SEMED mobilizou escolas e sociedade durante campanha Setembro Amarelo, mês de prevenção ao suicídio

05/10/2022 07h39 – Por: Raquel Fernandes/Secom

Criatividade e engajamento marcaram as atividades realizadas durante a Campanha Setembro Amarelo, o mês de prevenção ao suicídio e valorização à vida. As ações foram desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Educação, por meio do Núcleo Psicossocial com as escolas da rede municipal de ensino e com a sociedade em geral.

De acordo com a psicóloga coordenadora das ações, Elenice Peixoto da Costa dos Santos, com o tema “Todos pela Vida”, a conscientização também foi realizada na área central da cidade, com a distribuição de panfletos informativos acerca do tema.

O grupo formado pelos psicólogos Elenice, Camila Barbosa dos Santos Reschke e Talisson Pereira Martins e a assistente social Maria Inês Saldanha Chaves esteve durante todo o mês visitando as unidades educacionais. Um vídeo conscientizador também foi produzido pelo grupo e divulgado para toda a comunidade escolar. A fonoaudióloga Ariane fez a tradução em libras da produção audiovisual.

A psicóloga Elenice enfatiza ainda que o tema sempre será trabalhado nas escolas durante todo o ano, a fim de incentivar o diálogo. “A adesão da campanha foi ótima, espetacular. Todas as escolas se envolveram com muita criatividade para abordar o assunto e trabalhar as emoções. A ideia é continuarmos falando sobre nossas emoções e dar abertura para os alunos terem espaço de escuta e diálogo”, informou.

A abertura oficial da campanha aconteceu no dia 6 de setembro, com uma palestra aos profissionais da imprensa e da educação a respeito das formas de divulgação de notícias de suicídios, alertando a imprensa que a forma como são veiculadas as informações podem influenciar outras pessoas, que estejam vulneráveis, a praticar o suicídio. A palestra foi conduzida pela Perita Criminal Thayla Caroline de Arruda Venâncio.

Educação

Os trabalhos de conscientização foram realizados em todas as esferas da educação municipal: educação infantil, ensino fundamental e EJA.

O filme Divertidamente, que aborda as emoções (alegria, tristeza, medo e raiva) foi usado como referência para o trabalho dos centros de educação infantil até o 5º ano do Ensino Fundamental. Cada escola escolheu a forma e os trabalhos que iriam desenvolver.

Com alunos de 6º ao 9º e EJA foram realizadas palestras a respeito do suicídio também com a Perita Criminal Thayla Venâncio e com o Sr. Mario Marques, profissional da área da saúde, que abordou maneiras de enfrentar momentos difíceis da vida e possibilitou que os estudantes pudessem tirar suas dúvidas e dialogar.

No dia 29 de setembro, a psicóloga Elenice também realizou uma atividade com os alunos da robótica na Biblioteca do Sesi.

Disseminação de informações

A Prefeitura de Amambai distribuiu 15 mil panfletos nas escolas municipais, estaduais e particulares e nas unidades de saúde, para serem repassados aos usuários dos serviços de saúde. Além disso, também foram distribuídos panfletos no semáforo e nas ruas para a população em geral.

Incentivo ao Esporte

No dia 25 de setembro, em parceria com a Associação dos Ciclistas de Amambai, foi realizado um momento de conscientização, abordando como o esporte e a atividade física são importantes no tratamento de ansiedade, depressão e na prevenção ao suicídio.

A campanha deixou a uma mensagem importante a toda a sociedade, que deve atuar ativamente na prevenção do suicídio, demonstrando para todos aqueles que estejam passando por momentos difíceis precisam buscar ajuda, pois a vida sempre será a melhora escolha.