Início Avisos Educação Audiência Pública discute implantação de novos cursos na UEMS de Amambai

Audiência Pública discute implantação de novos cursos na UEMS de Amambai

0

Durante a audiência, o público presente debateu sobre os cursos e a estrutura para garantir o acesso às comunidades indígenas na universidade

Na última sexta-feira, dia 5, a Câmara de Vereadores de Amambai realizou uma importante audiência pública para discutir a implantação de cursos de ensino superior na UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) da cidade. A proposta da audiência “A UEMS que queremos” foi feita pelo vereador Odil Puques.

Participaram da audiência, o Prefeito de Amambai, Dr. Edinaldo Luiz de Melo Bandeira, o vice-prefeito, Rodrigo Selhorst, a pró-reitora da UEMS, Maria de Jesus Alves Cordeiro, a presidente da Câmara, Vereadora Lígia Borges, e os vereadores Anílson Prego, Cida Farias, Geverson Vicentin, Gustavo Baiano, Janete Córdoba, Joanir Martins, Tato Souza, Odil Puques, Paulo Sérgio, Roberto Peres, Rosa Linda e Valter Brito.

O prefeito de Amambai, Dr. Bandeira, ressaltou que a participação da comunidade é fundamental para que sejam levantadas as principais demandas e sugestões para a UEMS de Amambai. “Há um tempo atrás fizemos uma reunião para a instalação do curso de Pedagogia Intercultural, uma demanda da nossa comunidade indígena, que hoje é uma realidade aqui em nosso município. Em algumas conversas anteriores com a reitoria da UEMS, quando surgiu o assunto de novos cursos para Amambai, nós solicitamos a implantação do curso de Direito (…)mas isso depende de uma série de fatores para tornar a implantação realidade e hoje aqui queremos ouvir os anseios da comunidade para entender quais cursos são realmente são importantes”, comentou.

O objetivo da audiência foi discutir as demandas e necessidades da comunidade local para a implantação de cursos de ensino superior na UEMS de Amambai. Para isso, os vereadores realizaram uma pesquisa com as turmas de ensino médio das escolas locais, para coletar informações sobre quais cursos os alunos têm interesse em ter na universidade. Por meio do questionário, a comunidade pode indicar quais cursos desejam para a UEMS local e também escolher cursos tecnólogos que foram sugeridos.

Durante a audiência pública, diversas reivindicações foram apresentadas pelos estudantes presentes, incluindo a melhoria na estrutura da universidade e o acesso aos alunos que residem nas aldeias. Todas as demandas apresentadas foram anotadas pela pró-reitora da UEMS, Maria de Jesus Alves Cordeiro.

A abertura do evento contou com a apresentação do grupo musical “Alma Guarani”, formado pelo músico Beto Bandeira e jovens indígenas. Outra participação especial foi da estudante Laura Puques, de 12 anos, que apresentou o Hino de Amambai.

A UEMS é uma instituição importante para a formação de profissionais capacitados e para o desenvolvimento da região. Com a realização da audiência pública e o levantamento das principais demandas e sugestões da comunidade, a UEMS de Amambai terá melhores condições de se desenvolver e se consolidar ainda mais como uma instituição de referência na formação de profissionais capacitados para atender às demandas locais.

Fonte: Secom

SEM COMENTÁRIOS