sábado, 27 de julho de 2024

Prefeitura Municipal e Coopercicla realizam campanha de coleta do lixo eletrônico

Os locais para recebimento desses materiais serão a SEMAI e a Coopercicla.

18/11/2017 10h45 – Por: Assessoria

Amambai (MS) – A Prefeitura Municipal de Amambai, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMAI), em parceria com a Coopercicla (Cooperativa dos Catadores de Materiais Recicláveis de Amambai) e com a Oca Ambiental está realizando uma campanha de coleta do lixo eletrônico no município.

Lixo Eletrônico

O lixo eletrônico é composto por resíduo material que é resultado do descarte de equipamentos eletrônicos. Atualmente, vivemos cercados de uma grande quantidade de equipamentos eletrônicos e com isso surgiu um grande problema para o meio ambiente, pois grande parte desse lixo não é descartado corretamente.

Esse tipo de lixo não pode ser simplesmente jogado no meio ambiente. Um dos principais problemas desse descarte incorreto está no fato de que eles contêm substâncias químicas como chumbo, mercúrio, cádmio, berílio entre outros.

Esse tipo substância pode gerar a contaminação da água ou do solo. Além disso, essas substâncias podem causar graves doenças nas pessoas que trabalham coletando lixo nos lixões ou mesmo nas ruas e terrenos baldios. Outro ponto que deve ser ressaltado é que esses equipamentos têm diversos componentes de plástico, vidro e metais. Isso torna esses equipamentos muito difíceis de serem decompostos no solo.

Locais de coleta

Os materiais coletados serão aparelhos celulares sem bateria, HD com e sem placa, placa com e sem ponteira, nobreak, placa mãe, drive de ferro e alumínio, cpu completa e incompleta, monitor e TV.

Os locais para recebimento desses materiais são: a SEMAI (Secretaria Municipal de Meio Ambiente), localizada a rua Jacinto Basílio de Oliveira, 2374, na vila Doriane de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e na Coopercicla, localizada a rua 7 de Setembro, 2270, vila Jussara, de segunda a sexta-feira, das 6h30 às 11h e das 15h às 17h30, nos sábados das 6h às 11h.

Para entrega, o lixo eletrônico deve ser embalado deverá ser acondicionado em caixa de papelão, identificado e encaminhado a um de nossos ecopontos.

Dê a destinação correta para o seu lixo eletrônico e ajude esses órgãos a cuidarem de nossa cidade. Para maiores informações, entre em contato pelo número 3481-3639.