.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

Segunda a sexta das 07h às 13h

Idioma

Português

English

Español

Francese

Deutsch

Italiano

Saúde - Sexta-feira, 31 de Maio de 2019

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Programa Municipal de Controle do Tabagismo alerta população no Dia Mundial sem Tabaco

Programa Municipal de Controle do Tabagismo alerta população no Dia Mundial sem Tabaco


O Dia Mundial Sem Tabaco – 31 de maio – foi criado em 1987 pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para alertar sobre as doenças e mortes evitáveis relacionadas ao tabagismo. No Brasil, o INCA é o responsável pela divulgação e elaboração do material técnico para subsidiar as comemorações em níveis federal, estadual e municipal.

A campanha do Dia Mundial Sem Tabaco 2019 tem como tema "tabagismo e saúde dos pulmões", visando aumentar a atenção para: os riscos do tabagismo ativo e do fumo passivo; os danos do fumo para a saúde pulmonar; a magnitude de doenças e causas de morte em todo o mundo relacionadas ao tabaco, incluindo câncer de pulmão e doenças respiratórias crônicas; as evidências da relação entre o tabagismo e as mortes por tuberculose; as implicações do fumo passivo para a saúde pulmonar em diferentes faixas etárias; a importância de manter a saúde pulmonar para a saúde de todo o organismo, para melhorar a qualidade de vida e aumentar a longevidade e as alternativas existentes para atingir o público de interesse e os governantes, defendendo as políticas de controle do tabagismo e melhorando a saúde pulmonar da população.

Em Amambai, o Programa Municipal de Controle do Tabagismo é coordenado há dois anos pela enfermeira Eliane Kelly Ribeiro da Silva, que oferece através das Unidades de Saúde do município um atendimento diferenciado para os pacientes que sofrem com o vício e estão motivados a parar de fumar.

Ela explica que o tratamento consiste em abordagem em grupo de caráter obrigatório coordenado pelo odontólogo. São utilizadas práticas integrativas e complementares como auriculoterapia, além de tratamento medicamentoso com homeopatia e adesivos de reposição de nicotina fornecidos pelo Ministério da Saúde.

Os fumantes são identificados através dos Agentes de Saúde que realizam a primeira abordagem, eles perguntam, avaliam, aconselham, preparam e acompanham o paciente que tem interesse em parar de fumar, orientando para que este procure a Unidade de Saúde mais próxima para fazer um cadastro. "Esse paciente passará por uma avaliação quantitativa para descobrir qual é o nível de tolerância à nicotina e uma avaliação qualitativa que indicará quais são as razões que levam ao fumo, após isso o médico identifica o tratamento necessário", explica Eliane.

Neste dia 31 de maio, o Programa intensifica suas ações de conscientização acerca dos riscos do tabagismo para toda a população de Amambai. Se você deseja parar de fumar procure o Posto de Saúde mais próximo da sua residência!



22 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

.
.

Calendário de eventos

.
.

Acompanhe-nos

.
.

Prefeitura Municipal de Amambai - MS.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Políticas de cookies e Termos e condições gerais de uso.