.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

Segunda a sexta das 07h às 13h

Idioma

Português

English

Español

Francese

Deutsch

Italiano

Cultura - Quarta-feira, 05 de Fevereiro de 2020

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Psicóloga da SEMED apresenta trabalho em Congresso de Avaliação Psicológica em Maceió

Psicóloga da SEMED apresenta trabalho em Congresso de Avaliação Psicológica em Maceió


A psicóloga Elenice Peixoto da Costa dos Santos, lotada na Secretaria Municipal de Educação (SEMED) de Amambai, esteve presente no II Congresso e III Simpósio de Avaliação Psicológica, em Maceió (AL). Na ocasião, a profissional apresentou o trabalho que tem como tema: Autorregistro como instrumento de avaliação do comportamento de automutilação em adolescentes, fruto de sua dissertação que vem sendo elaborada durante o mestrado em Psicologia que está cursando na Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), sob orientação do Professor Doutor Paulo Roberto dos Santos Ferreira.

Nesta oportunidade, Elenice abordou como o comportamento tem aumentado significativamente nos últimos anos e como um olhar diferenciado pode ajudar pessoas em sofrimento. A automutilação tem sido definida como qualquer comportamento intencional que envolva agressão direta ao próprio corpo sem intenção consciente de suicídio e não socialmente aceita dentro da cultura, nem para exibição. Já o autorregistro, ou automonitoramento, é entendido como o comportamento de observar e registrar sistematicamente a ocorrência de algum evento emitido pela própria pessoa, bem como eventos ambientais associados. Trata-se de uma estratégia utilizada como controle de estímulos, que tem como objetivo auxiliar os participantes da pesquisa a observarem o comportamento a ser analisado/avaliado, além de proporcionar o autoconhecimento dos sujeitos a respeito da própria conduta.

Sugere-se que a reatividade do autorregistro está relacionada com a alteração da frequência do comportamento, geralmente, na direção desejável, ou seja, reduzindo os comportamentos inadequados e/ou aumentando os comportamentos adequados. Essa mudança se dá em virtude do registro que a pessoa faz do próprio comportamento, quanto maior o tempo de autorregistro, maior a tendência à mudança.

Essa técnica possibilita a avaliação, auxilia no diagnóstico, prognóstico e nos encaminhamentos necessários ao sujeito em sofrimento. Conclui-se, neste caso, que o autorregistro é uma importante ferramenta de avaliação do comportamento e dos estados emocionais do indivíduo que se mutila.

Para apresentar seu trabalho em Maceió, a psicóloga contou com o apoio da Prefeitura de Amambai, através da Secretaria Municipal de Educação, que não mede esforços para que a Educação Especial do município tenha a visibilidade necessária e ofereça a todos os alunos um perfeito atendimento.



19 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

.
.

Calendário de eventos

.
.

Acompanhe-nos

.
.

Prefeitura Municipal de Amambai - MS.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Políticas de cookies e Termos e condições gerais de uso.