.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

Segunda a sexta das 07h às 13h

Idioma

Português

English

Español

Francese

Deutsch

Italiano

Saúde - Segunda-feira, 30 de Maio de 2022

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Apesar do momento crítico em todos os estados brasileiros, Amambai não sofre com desabastecimento de medicamentos

Apesar do momento crítico em todos os estados brasileiros, Amambai não sofre com desabastecimento de medicamentos


O problema já está no radar das autoridades de saúde desde o início do ano.

30/05/2022 19h21 - Por: Bruna Corrêa/Secom

Não só o Brasil, mas diversos países estão passando por uma crise de falta de medicamentos nos últimos meses, causando a ausência nas prateleiras das unidades de saúde de alguns remédios considerados simples e de suma importância para o funcionamento do serviço público, entre eles o dipirona, cetoprofeno e até mesmo soro fisiológico.

O problema já está no radar das autoridades de saúde desde o início do ano. Em fevereiro, o Ministério da Saúde e a Anvisa receberam um ofício pedindo providências sobre o caso. Segundo os órgãos, o desabastecimento é um reflexo da pandemia, causado pela falta de insumos, de matéria-prima e aumento da demanda.

Em Amambai não é diferente, sofremos com o atraso na entrega por parte das transportadoras que acabam prendendo os fármacos para análise de documentação regimental, além da falta de laboratórios participando de licitações e quando entram, as propostas aparecem muito acima do valor do edital.

Segundo a secretária municipal de Saúde, Dirlene Zanetti, todas as empresas que não entregaram os medicamentos solicitados foram notificadas pelo órgão e passaram a previsão de entrega para a próxima semana. "A situação é a mesma em todos os estados do Brasil e também em outros países, afetando não só o sistema público, mas também o privado, pois não há para comprar e quando há a possibilidade de compra, algo impossibilita", afirma.

Ainda de acordo com a servidora, apesar de alguns itens estarem em falta no momento, todas as classes terapêuticas possuem disponíveis outros tipos de medicamentos que podem ser utilizados para a mesma finalidade. "Mesmo com a falta de alguns medicamentos, não faltam opções, por isso não deixamos nossos pacientes desassistidos, estamos fazendo de tudo para oferecer sempre ao melhor à nossa população", concluiu.


Apesar de itens em falta, todas as classes possuem medicamentos para a mesma finalidade / Foto: Kadyma Freitas/SECOM

33 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

.
.

Calendário de eventos

.
.

Acompanhe-nos

.
.

Prefeitura Municipal de Amambai - MS.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Políticas de cookies e Termos e condições gerais de uso.